:: 24/mar/2016 . 23:50
INSTRUTIVO!
Até que enfim, um programa eleitoral instrutivo e com propostas. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) parece ter acordado de um pesadelo, mas tem muita gente por aí que ainda acha que socialismo só se faz com roubalheira e na base da enganação, como em certas “ações sociais” que terminam por transferir recursos para fortalecimento do próprio capital.
O que o país mais necessita na atualidade da crise é de uma reforma ética e de valores humanos, antes de qualquer outra porque, fora isso, é como colocar a carroça na frente dos bois, e uma reforma ética deve começar pela mudança radical do sistema eleitoral.
O que se vê, no entanto, é que, quando se discute uma reforma séria que valorize o voto do eleitor, sem os vícios que aí estão, faz-se um ajuntamento dos partidos para que tudo continue na mesma e todos se deem “bem”, isto é, permaneçam no poder, e o país que se dane.
Faltou o PSB dizer no seu programa que o sistema eleitoral vigente corrompe, mesmo com a retirada do financiamento empresarial. Agora, como eles querem se perpetuar no poder, a maioria vai apelar para o caixa 2, outros “jeitinhos” e escapadelas das leis capengas.
É preciso ter coragem e declarar, abertamente, que há anos a nação vem sendo iludida com presentes de gregos que terminam por enfraquecer as camadas mais pobres. Socialismo só pode existir se for com honestidade e transparência. Nunca em proveito próprio e se apropriando de vantagens dadas pelo capitalismo que sempre sugou nossas riquezas de forma despudorada.
Precisamos, urgentemente, de uma campanha nacional pela legalidade eleitoral, começando por renegar coligações com gente da pior espécie que desde a ditadura militar saqueiam os cofres públicos. Deveriam lavar a boca antes de falar em democracia e pregar falsa distribuição de renda.
- 1