março 2016
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

:: 17/mar/2016 . 23:42

GOROBA CONTOS

GOROBA CONTOS 007

Esteve aqui em Vitória da Conquista entre nós na noite de ontem (dia 17/03), o amigo e companheiro jornalista, Carlos Navarro Filho, lançando o seu livro “Goroba Contos” em homenagem ao seu irmão que teve morte prematura. O evento se deu na Casa Regis Pacheco e fui lá dar um abraço e prestigiar a obra literária do amigo, com o qual me encontrei há 24 anos (1992) num trabalho de reportagem sobre o acidente da carreta que dizimou mais de 20 pessoas, eu pela Sucursal A Tarde e ele pelo jornal “Estadão”.

GOROBA CONTOS 002

Relembramos algumas passagens jornalísticas dos velhos tempos e viagens no cumprimento do dever de levar a informação para os leitores. Mesmo não tendo condições de ficar mais tempo papeando, foi bom revê-lo agora também como escritor, segundo sua modéstia, por imposição da família e dos amigos. Disse que nunca teve a pretensão de escrever alguma coisa que não fosse notícia de jornal.

Ainda não li o seu trabalho, publicado pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, mas pelo conhecimento que tenho do seu profissionalismo e competência como repórter, garanto que será uma leitura deliciosa e prazerosa. Assumo o compromisso de ler e fazer um comentário mais aprofundado como merece o autor.

GOROBA CONTOS 001

Só para registrar, lá no lançamento estiveram também os companheiros Carlos Gonzalez e Nona além de outros profissionais da mídia. Ultimamente, por questão de saúde e da própria idade, pouco tenho saído à noite, mas fiz questão de comparecer ao evento e rever o amigo e colega.

ARMAÇÃO E AUTOGOLPE

Em seu estilo como sempre truncado de frases incompreendidas, entrecortadas, confusas, inconclusas e patinando no português, Dilma “falou” após a desastrada nomeação de Lula como ministro da Casa Civil, tratando-o, o tempo todo, como o presidente. É, nesta armação sombria com cara de autogolpe, Dilma e sua corte superaram todas trapalhadas, e “renuncia” a seus 54 milhões de votos para voltar a ser secretária de Lula.

Nesta quarta-feira, dia 16 de março de 2016, mais um cometa de grande proporção deixou o Brasil na pior escuridão do caos político e econômico que já perdura há dois anos. As tempestades implacáveis com fortes ventos, raios e trovões se sucedem, e a calmaria não dá sinal de chegança na terra tupiniquim. Com todas estas armações alopradas, o staff do poder (nem todos) ainda acredita no Lula como última chama para fazer as armações da tão decantada governabilidade. Salvador da pátria?

O PT, o PMDB, o PSDB e mais outros trinta e tantos partidos caras de paus, além do Congresso Nacional desmoralizado, leviano e de vendilhões, conseguiram transformar o Brasil na casa de “Mãe Juana”, num barracão de leilões e num autêntico salão faroeste com tiroteio para todos os lados. O quebra-quebra de mesas, cadeiras e balas voando no ar contaminou as ruas e não se sabe o fim da guerra que pode deixar muitos mortos e feridos.

Ainda existem mais abundantes quinhões e lotes nesta terra devastada para Lula atrair mais aliados em defender das trincheiras do poder? Ainda existem mais conchavos para se fazer? Mais cargos e benesses para serem distribuídos? Ainda existem mais Petrobrás, Eletronucleares, Furnas, Belos Montes, Pasadenas, bancos, estatais e outras quinquilharias sobrando para serem compartilhados e divididos?

Esta é uma terra rica, como já disse o escrivão Caminha, onde plantando tudo dá. Não duvide disso, mas a nomeação de Lula foi como jogar mais gasolina na fogueira e incitar mais ódio e intolerância na sociedade. Esse papo de que ninguém está acima da lei é conversa pra boi dormir. Nunca existiu no Brasil essa de que todos são iguais.

Para eles, ladrões e corruptos, beneficiários das mordomias seculares, não importa se o país vá ou não entrar numa convulsão social, com intervenção das forças armadas para manter a ordem, conforme artigo postado na Constituição de 1988 pelos generais que se afastaram da ditadura. Os movimentos sociais de “esquerda” de hoje não têm a mesma cara dos da década de 60.

A linha dita socialista está cooptada e se promiscuiu danosamente com o capitalismo purgante predador que desde a década de 60 vem sugando todo o sangue das veias do Brasil. Toda roubalheira abriu espaços para a extrema-direita destilar seus venenos conservadores e ditatoriais. Com as ligações perigosas e fatais entre o social e o capital, mais uma vez foi-se o sonho do operário e das classes mais pobres no poder. Foi-se o sonho da distribuição das riquezas de forma justa e igualitária.

Será que não existe outro caminho para se alcançar o socialismo que não seja através das negociatas ilícitas com empreiteiros e o sistema financeiro? Não existe outra rota que não seja fazer compadrios com a Petrobrás que produz o amaldiçoado ouro negro? Não existe outra saída que não seja sujar as mãos de óleo com os magnatas empresários? Socialismo mesmo só se fizer maracutaias e vender a alma, o caráter e o princípio? Socialismo só com fanatismo, messianismo e culto à personalidade, mesmo que ela tenha se locupletado?





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia