De Orlando Senna

Indicação e comentário de Itamar Aguiar

Blog Refletor   TAL-Televisión América Latina.

Assustado com o estado geral das coisas, no mundo onde milhões de pessoas vagam e morrem em terras estrangeiras tentando escapar da fome e da violência, onde uma guerra se espraia mundialmente disfarçada em conflitos regionalizados, como se não fosse uma só, e particularmente no Brasil, país idolatradamente amado que agora causa vergonha e decepção aos brasileiros de bem e do bem por culpa de políticos, servidores públicos e empresários criminosos, me aninhei na imagem e na lembrança de duas pessoas muito importantes na minha vida.

Estava/estou assustado com a crise da espécie humana, mas também, ou consequentemente, com vontade de continuar a ser feliz, de preservar minha partícula divina, essa partícula que todo mundo tem, mesmo os que não sabem disso. E por isso me aninhei na minha professora Angelina Campos Felippi Viana e no meu compadre Roberto Pires, o cineasta, que protagonizam neste fim de semana eventos culturais na Bahia. Os convites estão lado a lado na minha telinha: dona Angelina está lançando seu livro Aventureiros & Sonhadores amanhã, sábado, no Centro Cultural Ecoviva em Lençóis, na Chapada Diamantina; hoje, sexta-feira, o Instituto Memória Roberto Pires, mantido por sua família, exibe no XI Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador, o filme restaurado Abrigo Nuclear, realizado por ele em 1981.

Militância

Roberto Pires, além de inventar lentes anamórficas, fazer o primeiro filme longo da Bahia (Redenção, 1958), alimentar a semeadura do Cinema Novo com seus clássicos A grande feira e Tocaia no asfalto, ser o mestre incontestável de sua geração de diretores, fotógrafos e editores no que se refere à tecnologia audiovisual, foi um ambientalista em tempo integral em uma época em que esse assunto não circulava na sociedade nem era uma pauta importante na mídia e na academia. Nos anos 1970 suas preocupações com o destino da humanidade estavam focados na possível escassez de água no planeta, na exaustão das reservas de petróleo e no perigo mortal da utilização da energia nuclear para fins pacíficos. Atenção: seu foco não era a bomba atômica, a guerra nuclear, a proliferação das ogivas nucleares de destruição em massa. Era o lixo das centrais nucleares de produção de eletricidade, resíduos que continuarão radioativos durante milhares de anos.

Abrigo Nuclear, do qual participei como roteirista, é exatamente sobre isso: a superfície da Terra envenenada pela radiação, inabitável para o ser humano. Roberto realizou outros filmes sobre o tema, como Césio 137 e Alternativa energética, mas é no Abrigo onde sua criatividade inquieta e o foco central de sua militância ecológica está mais presentes, além do seu modus operandi artesanal. Amigos e familiares acreditam em uma possibilidade nunca comprovada que, na sua campanha contra os males da contaminação gerada pelo uso pacífico da energia nuclear, ele mesmo foi contaminado durante as pesquisas e filmagens de Césio 137 e Alternativa enérgica. Nunca desistiu. Testemunhou os acidentes radiológicos de Chernobyl e de Goiânia (assunto de Césia 137) e já não estava entre nós quando aconteceu a tragédia de Fukushima. Na verdade estava, sempre estará, como modelo de militância em prol da humanidade.

Amor

Ao aninhar meu pensamento em Roberto e em dona Angelina, o que busco são exemplos do humanismo de que tanto estamos necessitados nesses tempos de bestializacão da espécie. Aos 94 anos de idade, dona Angelina está dando à luz seu livro Aventureiros & Sonhadores, que conta um século da história de sua terra natal, Lençóis, a pequena “capital” da Chapada Diamantina. História prenhe de garimpeiros visionários, guerras intestinas, riqueza e pobreza com detalhes e pontos de vista que só a vivência faz alcançar. A cidade está em festa, muitos nativos espalhados pelo mundo estão se encaminhando para lá, um grupo de teatro ensaia uma leitura do livro em praça pública. Toda essa movimentação porque se trata da professora que ensinou a várias gerações, da mestra de milhares de pessoas e todas essas pessoas se sentem profundamente agradecidas e abençoadas por ter tido a sorte de serem encaminhadas na vida por uma mulher tão amplamente competente, amorosa e entregue à sua missão educadora.

Ela foi minha primeira e mais importante professora, me alfabetizou e me mostrou caminhos, e fiquei profundamente emocionado quando me convidou para fazer um prefácio do seu livro. Cito em seguida trecho do que escrevi, na esperança de que, lendo-o, vocês entendam a minha emoção e o que quero dizer quando uso o conceito humanismo e rezo para que exemplos como ela continuem a nos iluminar, a nos ajudar a criar o nosso, de cada um, sentido da vida.

“Lembro-me de muitos momentos desse meu aprendizado com a melhor das professoras, das epifanias que ela fazia acontecer no meu espírito infantil. Lembranças que, pelo tempo, vêm à tona com a textura dos sonhos e da imaginação mas que guardam, na essência, a nitidez dos alicerces, das bases e firmamentos que norteiam meu viver. Enquanto escrevo, minha memória insiste em focar um desses momentos emblemáticos, acontecido nos meus cinco ou seis anos de idade. Durante uma das aulas de dona Angelina, meu primo Augusto Senna Maciel, sentado a meu lado e induzido por algum ensinamento ou revelação dela, afirmou o que para mim era um absurdo: Papai Noel não existe. Contestei, discutimos, elevamos a voz, dona Angelina se aproximou, soube da nossa discordância e nos chamou para uma conversa reservada. Na conversa, doce como sempre, deu razão a Augusto, me informou que os verdadeiros Papais Noéis eram nossos pais e avós, eram eles e não um velhinho de barba branca e roupa vermelha que deixavam presentes em nossos sapatos durante a noite de Natal. Diante do meu assombro, da minha possível cara de bezerro desmamado, ela sorriu e ressignificou o assunto: ‘não fique triste, você vai continuar tendo seu Papai Noel, só que agora sabendo que ele não é um só, são vários’. Foi o dia em que dona Angelina me ensinou a relatividade da vida, a condicionalidade, a diferença entre o absoluto e a contingência.”

Por Orlando Senna

Comentário:

Este é mais um dos artigos, lúcido e bem escrito da lavra de Orlando, desta feita falando de parte da sua intimidade sempre vinculada à Cultura e à arte cinematográfica, pelo menos desde que o conheço e que já faz muitos anos, mais de meio século. Desta feita trata de duas importantes pessoas em sua vida, a primeira Professora Angelina Viana e, Roberto Pires o compadre, cujo compadrio se deu em função da militância e sonhos de ambos, na tentativa de fazer do Cinema o instrumento em defesa da humanização e da humanidade de humanos, no espectro do vivo planeta azul, a Terra.

Ao contrario de Orlando não desfrutei a oportunidade, o privilegio de ter sido aluno de Dona Angelina em Lençóis, cidade onde estudamos em um colégio criado pelo saudoso Professor Renato Pereira Viana, um exemplar criador de colégios na Bahia e no Brasil durante os precários anos 1950, 1960 e 1970. No último sábado fomos agraciados com o lançamento da obra Aventureiros & Sonhadores que, narra de modo coloquial, parte da história dos últimos cem anos da mágica e encantadora Lençóis. A maior parte dos membros das famílias mais antigas do lugar se fez presente, com destaque para muitas senhoras com mais que oitenta anos. Parabéns Orlando, parabéns Dona Angelina seus familiares, por este singelo encontro na Capital dos Diamantes.

  Orlando Senna nasceu em Afrânio Peixoto, município de Lençóis Bahia. Jornalista, roteirista, escritor e cineasta, premiado nos festivais de Cannes, Figueira da Foz, Taormina, Pésaro, Havana, Porto Rico, Brasilia, Rio Cine. Entre seus filmes mais conhecidos estão Diamante Bruto e o clássico do cinema brasileiro, Iracema. Foi diretor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños e do Instituto Dragão do Mar, Secretário Nacional do Audiovisual (2003/2007) e Diretor Geral da Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil (2007/2008). Atualmente e presidente da TAL – Televisão América Latina e membro do Conselho Superior da Fundacion del Nuevo Cine Latinoamericano.

Itamar Pereira de Aguiar nasceu em Iraquara – Bahia; concluiu o Ginásio e Escola Normal em Lençóis, onde foi Diretor de Colégio do 1º e 2º graus (1974/1979); graduado em Filosofia, pela UFBA em 1979; Mestre em 1999 e Doutor em Ciências Sociais – Antropologia – 2007, pela PUC/SP; Pós Doutor em Ciências Sociais – Antropologia – em 2014, pela UNESP campus de Marília – SP. Professor Titula da Universidade Estadual do Sudoeste do Estado da Bahia – UESB; elaborou com outros colegas os projetos e liderou o processo de criação dos cursos de Licenciatura em Filosofia, Cinema e Audiovisual/UESB.