HOMENAGEM DA CÂMARA 018

No dia de ontem, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, em moção de aplausos de autoria do vereador Andreson Ribeiro, homenageou o jornalista e escritor Jeremias Macário de Oliveira pela publicação do livro “Uma Conquista Cassada – Cerco e Fuzil na Cidade do Frio” que descreve como aconteceu a ditadura na cidade, culminando, em 1964, com a prisão e cassação do prefeito da época, Pedral Sampaio.

A obra, lançada no meado do ano passado e que pode ser encontrada nas livrarias Nobel e principais bancas de revistas, demandou cinco anos de estudos e pesquisas quando mais de trinta pessoas foram entrevistadas. Embora o autor tenha focalizado Vitória da Conquista, o livro faz uma ampla abordagem sobre a ditadura na Bahia e no Brasil, destacando os principais fatos históricos, desde o início do golpe no início dos anos 60 até a redemocratização do país no final dos anos 80.

No agradecimento ao vereador e ao legislativo municipal, o escritor falou, rapidamente, sobre a importância do livro para todas as gerações, especialmente os jovens que não viveram aqueles tortuosos anos da ditadura militar. Ao deputado estadual Jean Fabrício, o jornalista também agradeceu o apoio pela sua intermediação junto à Assembleia Legislativa que possibilitou a impressão da obra através da sua editora.

HOMENAGEM DA CÂMARA 010