:: 7/ago/2015 . 21:51
PONTO DE VISTA
OBRA INACABADA
Fotos de José Carlos D´Almeida
Com a conclusão da pista de pouso, os acessos e o prédio do corpo de bombeiros praticamente prontos, o novo aeroporto de Vitória da Conquista, a 500 quilômetros da capital e a terceira maior cidade da Bahia, está entrando no rol das obras inacabadas e abandonadas no Brasil.
Acontece que a licitação para construção do prédio-sede do novo aeroporto, que deveria ter sido anunciada em março, ainda não saiu e estamos entrando em final de ano. Sem recursos, os governos estadual e federal enrolam e o tempo vai passando. Os mais de 80 milhões de reais já gastos podem ser tragados pelo matagal. Mais um dinheiro do contribuinte jogado fora.
O movimento de empresários pelo novo aeroporto de Conquista tem que tomar medidas sérias e concretas, como mobilizar toda sociedade para pressionar o governo a anunciar já a licitação para edificação dos equipamentos da sede. Infelizmente, no Brasil só se consegue as coisas na base da pressão política, como se diz no popular, batendo forte na mesa.
Outra coisa que o movimento tem que fazer é divulgar, através de uma comissão de líderes, a situação nos principais veículos de comunicação de Salvador porque a obra não é só de interesse local, mas estadual e nacional. É imprescindível também o esforço junto às principais entidades baianas como Federação das Indústrias, Federação do Comércio e Câmara de Diretores Lojistas.
De Conquista existem quatro deputados que precisam deixar as querelas de lado e se unirem em torno de um projeto que vai beneficiar toda comunidade. Enquanto isso, com o velho aeroporto que está mais para galpão de pouso, a cidade passa vergonha todos os dias quando recebe um visitante, devido aos inúmeros transtornos já conhecidos de todos.
DOIS DE JULHO
Já que estamos falando de aeroporto, o de Salvador que os bajuladores de ACM tiveram a insensatez de trocar o nome de “Dois de Julho” para Luis Eduardo Magalhães, é outra vergonha nacional. Sem falar nos problemas diários de embarque e desembarque, dez anos de PT na Bahia e nada foi feito até agora para que finalmente as tripulações das aeronaves possam anunciar: Estamos chegando no Aeroporto Internacional “Dois de Julho”. E ainda nos exige que tenhamos orgulho de sermos baianos e brasileiros. É pedir demais!
- 1