junho 2015
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: 26/jun/2015 . 0:21

PONTO DE VISTA

De Quem É a Culpa?

O eletrônico sertanejo, ou melhor, som romântico de letras melosas, arrochas e pagodes de vertentes diversas invadiram o forró do São João destruindo o que ainda restava da nossa cultura nordestina. Quem são os maiores culpados por essa enxurrada de porcarias de ritmos. O poder público contrata essas bandas do barulho por preços superfaturados alegando que é desse lixo que o povo gosta. Do outro lado, a mídia, que não é de questionar, se cala e propaga aos quatro cantos que tudo é uma maravilha e que a festa foi um show de forró. Todos dançam conforme a música e assim vai se garroteando a tradição popular. Quem grita mais, rebola e mostra a bunda leva nosso suado dinheirinho!

Ainda bem que em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, temos o forró pé-de-serra e as bandas regionais têm seu espaço. Neste ano, Humberto Teixeira, o parceiro de Luiz Gonzaga, foi o homenageado, numa resposta de que a cultura popular ainda tem seu altar. No entanto, numa cidade com mais de 300 mil habitantes, a festa do São João não pode ser mais concentrada no único espaço do Centro Cultural Glauber Rocha onde a grande maioria das pessoas tem que ficar o tempo todo em pé para assistir aos shows. Está na hora de realizar os festejos também nos principais bairros, com a devida estrutura de segurança, palcos e bandas.

Na Ponga do Papa

Você pode tentar enganar a si mesmo, mas não a natureza com esse papo de sustentabilidade e reciclagem de plásticos, vidros, ferro, papel e outros materiais. Por mais tempo que se demore, o reciclado um dia volta ao meio ambiente. Tudo não passa de paliativo. Em sua nova encíclica verde “Laudato Si” (louvado sejas), o Papa Francisco pede que o mundo reduza o consumo, o que significa desconstruir. É uma pregação no deserto porque, sob o domínio do capitalismo consumista, ninguém quer saber disso. Todos são a favor da preservação do meio ambiente, mas a maioria joga lixo no chão, nos rios e mares. Como disse o Papa, o problema climático é moral e ético.

Vistoria de Mentira

Paguei 100 reais, ou melhor, dei de mão beijada esta importância a uma empresa credenciada pelo Detran para fazer a vistoria obrigatória no meu carro. Fui descaradamente roubado e fiquei estupefato com o que vi. O moço mandou estacionar o carro e, em menos de cinco minutos, com uma maquininha, fotografou os números do motor e do chassi e liberou o veículo. Isso é que é um assalto de verdade! Prepostos do governo ainda dizem que a vistoria visa dar mais segurança no trânsito. Lembra do kit socorro que exigiram e depois voltaram atrás? Agora é o extintor ABC!  Ai tem conluio e treita das grandes!

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia