:: 19/jun/2015 . 22:08
CADA ANO MENOS FORRÓ
Numa viagem pela programação dos festejos juninos nos municípios baianos, a banda “Wesley Safadão” é a mais cotada e contratada pelas prefeituras e vai bombar como atração nos palcos. É isso mesmo que o povo quer? Coitado do nosso São João! Vai ter que ter muita lenha na fogueira pra ele ficar acordado! O “Safadão” está quase em todas as cidades.
Vitória da Conquista, a capital do sudoeste e a terceira maior cidade da Bahia, ainda é uma exceção e mantém há quase 20 anos o forró pé de serra valorizando os cantores do ritmo e as bandas locais. A festa é agora realizada no Espaço Cultural Glauber Rocha, no bairro Brasil, (antes era na Praça Barão do Rio Branco), mas já deveria descentralizar o evento entre os bairros para evitar tanta aglomeração num mesmo lugar, como também para manter a característica da cultura popular. Vindas do meio rural, as festas encontraram seu maior aconchego nos bairros, entre os vizinhos.
Além de Targino Godim, Adelmário Coelho, Adelson Viana, Trio Forrozão, Cacau com Leite, Trio Nordestino, vamos ter em Conquista cerca de 60 atrações regionais, como encontro de sanfoneiros, Rony Barbosa, Rege de Anagé, Onildo Barbosa, Paulo Barros, Dinho Oliveira e tantos outros da terra. No local existe ainda um memorial em homenagem a Humberto Teixeira, um grande parceiro de Luiz Gonzaga. É só rezar para que o forró não desande nesse caldeirão eletrônico.
Bem, seguindo viagem por Amargosa, um dos locais mais procurados nesta época, as atrações principais são Zezé de Camargo e Luciano e Wesley Safadão. O negócio é botar muita gente na praça para satisfazer os donos de hotéis, restaurantes e similares. A cultura popular que se dane.
Na cidade histórica da Cachoeira onde começou a independência da Bahia e do Brasil, os visitantes vão ter Tayrone Cigano, Estakazero, reggae man Sine Calmon e mais outros arrochas, lambadas e um forrozinho melado pra tapear.
- 1










