:: 10/jun/2015 . 23:37
SÓ PARA REFLETIR
PACOTE DE PROPAGANDA
O Programa de Investimentos em Logística (PIL), uma segunda versão requentada de 2012, não passa de mais um pacote eleitoral de propaganda para encobrir os malfeitos da presidente Dilma. O pior é que tem muita gente que acredita e entra na onda. A maioria dos projetos de concessões, ou seja, de privatizações, citados nem passou pelo papel. Das propostas de investimentos em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, no total de 198,4 bilhões de reais, só 35% (69 bilhões de reais) cobrem o mandato da presidente até 2018 e o governo não tem recursos para bancar. A essa altura da situação em meio a tantas burocracias e desgastes quem tem interesse nessa parceria? Quem diria! Antigamente privatização para o PT era palavrão e coisa diabólica do capitalismo. É mais um doce para enganar o choro da criança.
FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
Venho dizendo que nosso país está entrando numa zona perigosa do fundamentalismo evangélico de extrema direita. Formou-se no Congresso, a partir do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, uma bancada conservadora que está aprovando projetos retrógrados para a nação como a redução da maioridade penal e impedindo-se a abertura para a tolerância religiosa, sem falar no clima homofóbico ditado por membros mais radicais que comandam a Casa. Estamos vendo uma guerra declarada contra grupos gays e de quem pensa diferente deles. Logo, logo, vamos ter aí projetos pedindo o fechamento dos terreiros de candomblé. Este é um assunto que merece maior aprofundamento. Só não podemos deixar que essa história se repita. O povo não pode se iludir com estes moralistas.
EVAPORANDO
Não se engane com os pacotes de propagandas de investimentos que, numa nação sem a devida instrução, funcionam como instrumentos para desviar os desastres na política e na economia. Com o dragão da inflação soltando fogo, a renda daquela massa salarial que avançou um pouco na década passada está se evaporando e sumindo no ralo. Quem mais está sofrendo é a classe média baixa e os aposentados porque para o pessoal pobre do bolsa família não pode piorar mais do que está. O caminho é aumentar mais ainda as desigualdades sociais. A produção prometida lá na frente não se revelou propulsora de maiores salários porque ela é de baixa qualidade. Os trabalhadores estão mais empobrecidos e se sujeitando a receber uma remuneração mais baixa. Eis aí a escravidão!
O QUE MENOS DEVOLVE
O melhor regime ainda é o democrático, mas o pior sistema é o capitalismo praticado no Brasil que lesa descaradamente o cidadão. Entre 30 países do mundo que mais arrecadam impostos, o Brasil é o que menos devolve os tributos aos contribuintes. Aqui, por falta de educação e saúde, os brasileiros estão morrendo à mingua, especialmente nos corredores dos hospitais, sem falar na violência e nos precários serviços de saneamento. Vale a pena viver, mas não está valendo tanto viver neste país.
IRONIA
Difícil falar desse emaranhado de coligações espúrias e desavergonhadas que empurram a sujeira para debaixo do tapete e nos empurram cada vez mais para o abismo. Até há pouco tempo não passava de uma heresia se falar que o prefeito de Salvador, ACM Neto, um dia seria disputado pelos partidos ditos de esquerda, como o PSB e o PPS. Outra ironia é ver o pastor Everaldo, com toda sua pompa moral em Israel condenar a presidente Dilma e aconselhar que ela se inspire no rei Salamão. O que diria Cristo se vivo estivesse?
- 1