junho 2015
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: 9/jun/2015 . 22:35

ESCRAVIDÕES

Blog Refletor   TAL-Televisión América Latina

De Orlando Senna

Indicado por Itamar Aguiar

Ninguém sabe quando e onde teve início o crime da escravidão, do ser humano roubar a liberdade de outro, transformando-o em uma ferramenta de trabalho ou para qualquer uso (militar e sexual entre eles). Na Antiguidade era um costume considerado normal, uma prática considerada inerente à nossa espécie, um direito. Foi a base da economia de todas as civilizações daquela época, da China, índia, Mesopotâmia, Grécia, Egito e da riqueza e poder do Império Romano. Os antigos hebreus e árabes tinham escravos, mencionados na Bíblia e no Alcorão. Na Idade Média a prática era tida como o único formato econômico capaz de manter o equilíbrio social e os europeus e asiáticos souberam que a escravidão também era praticada, há milênios, pelas tribos da África e da América pré-colombiana.

Essa informação inspirou uma nova modalidade para o grande negócio: a escravidão racial. Antes os escravos eram os nativos de países ou regiões invadidos e dominados por outros povos. Agora não precisava invadir e dominar, era só capturar pessoas. A escravidão racial mostrou-se super vantajosa para os comerciantes europeus de escravos: milhares de chineses e milhões de africanos foram aprisionados e vendidos na Europa e nas Américas (bom negócio também para os comerciantes de escravos da África e da China). A aplicação da escravidão racial com os nativos das Américas, ditos indígenas, não deu muito certo porque eles estavam em seu território e, por isso, sabiam escapar do terrível destino.

Essa situação e essa “legitimidade” da escravidão só foi repensada no século XVIII, a partir do Iluminismo europeu, movimento cultural que buscava a racionalidade individual, a independência de pensamento (“ter coragem para fazer uso da própria razão”, escreveu Kant) e resultou no florescimento de ideias e forças progressistas. Entre elas uma forte militância abolicionista que levou os países europeus a proibir a escravidão.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia