:: 18/ago/2014 . 23:39
COLÉGIO OFICINA DISCUTE DITADURA
“Ditadura: Direito à Memória e à Verdade” foi o tema de discussão do 7º Congresso de Estudantes do Colégio Oficina ( C0NESCO) no último dia 16, um exemplo que deveria ser seguido por todos os estabelecimentos de ensino do país no sentido de que os jovens estudem e pesquisem sobre a repressão que o povo brasileiro sofreu a partir do golpe civil-militar burguês de 1964. Foram mais de 20 anos de mordaça, censura e torturas contra todos que se mobilizaram em defesa da liberdade e contra o regime.
Durante todo o dia 16 (sábado) os jovens estudantes ouviram verdadeiros testemunhos de ex-presos políticos que sofreram interrogatórios e torturas nos porões das delegacias do Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações e Centro de Operações de Defesa Interna), nos quarteis e em órgãos clandestinos, principalmente a partir de 1968 com a decretação do AI-5 (Ato Institucional número 5), época chamada de anos de chumbo.
Muitos palestrantes como Ruy Medeiros, Emiliano José, Paulo Pontes, professor Belarmino, Carlos Marighella e muitos outros deram seus testemunhos e incentivaram os alunos a conhecer sobre o assunto para que nunca mais exista uma ditadura no país. Foi um dia intenso de trabalho e troca de experiências entre os convidados e professores que deixaram os jovens alunos atentos e fascinados com o tema.
- 1