SEMANA DA COMUNICAÇÃO
Comentei outras vezes que a universidade, no caso local da nossa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb, deve estar sempre interagindo com a comunidade que foi a responsável pela sua criação. Não entendo, por exemplo, porque a Semana da Comunicação, uma iniciativa do Colegiado do Curso de Jornalismo, não poderia ser realizado no centro da cidade e aberto aos interessados da sociedade. Conhecimento deve ser compartilhado.
Bem, mas isso não é o caso específico da discussão. Mais uma vez, a Semana da Comunicação está na sua IX edição e foi aberta terça-feira (dia 20) recebendo o professor da Universidade Federal do Recôncavo, Sérgio Matos com quem tive a honra de trabalhar ao seu lado por muitos anos no jornal A Tarde.
No seu bate-papo ele falou sobre as Novas Diretrizes Curriculares, as quais se propõem se ajustar à realidade do mercado. O curso de Jornalismo da Uesb também está se adequando, inclusive focando na questão do empreendedorismo. Um boa nova é que vai haver a exigência do estágio para os alunos dos últimos semestres. A renovação é salutar.
Mas, voltando ao evento, na abertura do dia 20 de maio, o também professor Danilo Duarte falou e lançou seu livro “Jornalismo Policial na Televisão”, um assunto palpitante e um tanto polêmico nos dias atuais porque os jornalistas e apresentadores se arvoram em fazer o papel de policiais e juízes, julgando e sentenciando criminosos suspeitos.
Com a coordenação e organização do professor Dirceu Góis, a IX Semana de Comunicação, realizada nas dependências da Uesb, recebeu na quarta-feira os palestrantes Tâmara Terso e Irian Simões que falaram sobre Internet e as Transformações do Jornalismo – Direitos Humanos, outro tema de muito interesse para a comunidade. Teve ainda oficinas, minicursos e noite cultural dos estudantes.
Quinta-feira (dia 22 de maio), Rafael Bullara e Irian Simões vão desenvolver o tema Jornalismo Esportivo. O assunto é um campo vasto para os debates, principalmente referente a ética dos profissionais, a qual não anda muito boa neste setor. Ademais, temos a atrevida Copa batendo em nosso porta. Vai haver também minicurso e noite cultural.
Para encerrar (sexta-feira) têm os jornalistas José Raimundo e Maria Marques que vão falar sobre Reportagem e Televisão. Creio que os estudantes vão aprender muito ouvindo as vivências e experiências destes profissionais. O Colegiado do Curso está de parabéns, só que precisa também ouvir e dar espaço ao outro lado que é a sociedade com seus representantes.












