:: 15/maio/2014 . 9:49
SOBRE NOSSAS FERROVIAS (III)
A LUTA PELA VOLTA DOS PASSAGEIROS

De Mapele para Camaçari já existem trilhos para o transporte de cargas. Em 2006, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) chegou a aprovar projeto de restauração das linhas para 15 regiões do Brasil entre municípios com mais de 100 mil habitantes dentro de uma extensão de 200 quilômetros das capitais.
A Bahia chegou a ser contemplada com os trechos Salvador – Alagoinhas (128 km) e Salvador Cachoeira (138 km). Os trens passariam por Camaçari (210 mil habitantes), Simões Filho (140 mil) e Alagoinhas (190 mil). Enquanto nada acontece, vários movimentos de Ongs, como o Movimento “Trem Ferro”, “Ver de Trem” (criado em 1991) lutam para a volta dos trens passageiros.
NA ESTRADA COM A LITERATURA
Nosso blog “aestrada” não tem o propósito de ser noticioso, voltado ao factual, nem tem o caráter comercial, embora aceitamos qualquer colaboração e apoio para o seu sustento. Tudo isso já foi dito aqui na sua abertura. Nossa intenção é com o fazer pensar dialético, discutir e divergir através de textos críticos e opinativos, sem perder a atualidade midiática.
Aos poucos vamos criando espaços de discussão que serão permanentes, como colunas sobre literatura, cinema, teatro, música e demais linguagens artísticas. Agora mesmo estamos montando o espaço “Na Estrada com a Literatura”, para postagens de poesias, crônicas, contos, lançamentos de livros e autores (especialmente regionais) e críticas literárias.
HUMILHAÇÃO!
Até que enfim alguém explicou porque baianos e brasileiros em geral tomam medicamentos sem prescrição médica. Na edição do dia 11 de maio (domingo) o jornal a Tarde publicou uma matéria esclarecedora do repórter Franco Adailton onde a maioria dos entrevistados diz que se automedica porque tem dificuldade de marcar uma consulta.
Está aí a explicação mais convincente e realista possível. Todos sabem que o SUS no Brasil é uma humilhação e uma vergonha. Basta ver as pessoas estiradas nos corredores dos hospitais e se contorcendo de dor no aguardo de uma vaga. Não precisa ir longe, é só visitar o Hospital Regional de Vitória da Conquista.
CURTA AS CURTAS (III)
ROUBO NAS PREFEITURAS
Essa de criar empresas fantasmas para surrupiar o dinheiro público, senhores prefeitos caras-de-pau, é muito manjada! Quando chefiava a Sucursal A Tarde, em Conquista, me deparava muito como esse modus operandi. Eles fazem contratação de obras com empresas de fachadas, mas os serviços não são executados. Depois é só embolsar a verba. No nordeste do estado (região dos municípios de Fátima e Ribeira do Pombal) 20 prefeituras estão sendo acusadas pela prática de desvios de mais de 70 milhões de reais nos últimos anos. A principal fonte de roubo é justamente da combalida educação através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o chamado Fundeb. Também a saúde não foi poupada dos larápios. A corrupção é a maior epidemia do país.
BATE-BOCA DOS CANDIDATOS
Em total desacordo com a lei eleitoral, os políticos candidatos a cargos nas próximas eleições estão nas ruas em plena campanha com o costumeiro bate-boca entre eles. Isso é uma tremenda afronta ao povo, e depois ainda dizem que os manifestantes são os baderneiros e vândalos. Não têm o mínimo de respeito e passam por cima da lei que só permite campanha aberta a partir de 5 de julho. Os programas eleitorais na televisão se transformaram em palanques. O Superior Tribunal Eleitoral nada vê, nada escuta. Mesmo assim, o povo está ansioso pra votar.
- 1










