No Brasil do improviso, da corrupção em construções superfaturadas e da falta de planejamento sério na aplicação dos nossos recursos, são inúmeras as obras inacabadas e outras que depois de edificadas são abandonadas. O pior de tudo é que os irresponsáveis não são punidos dentro do rigor da lei. Os descalabros são incontáveis pelo país a fora, com gastos de bilhões de reais desperdiçados.

A Bahia não é uma exceção, como o prédio da Delegacia Fiscal de Andaraí, na BR-242 (Rio-Brasília) que há muitos anos deixou de funcionar e está abandonado. Sem serventia de arrecadação, o posto tem sido utilizado como abrigo de caminhoneiros e, por vezes, de marginais. Não se tem notícia, por parte do Estado, sobre os motivos da desativação da Delegacia, nem satisfação foi dada aos contribuintes.

Como aqui em nosso Estado, em vários municípios, as cenas de pontes, estradas, estações férreas, prédios de escolas, hospitais e postos de saúde abandonados se repetem pelos rincões do Brasil. Nos tempos atuais, muitos prefeitos e governadores ainda adotam o criminoso hábito político de não tocar ou destruir obras iniciadas pelos seus adversários em mandatos anteriores, e tudo isso num país pobre e carente de serviços comunitários nas áreas da educação, da saúde e do saneamento básico, principalmente.