O PONTO DA QUESTÃO
AS TRAPALHADAS OLÍMPICAS
Como se constrói um conjunto de prédios de apartamentos para receber delegações estrangeiras e antes da ocupação não se faz uma vistoria nas unidades? Como empresas contratam encanadores, eletricistas e outros profissionais da área para fazerem reparos nos imóveis sem carteira assinada? Como um prefeito faz piada de canguru com a equipe de atletas da Austrália? Como as construtoras tentam justificar os erros dizendo que se tratava de uma obra grandiosa? Ora, não sabiam disso antes?
Tudo isso, meu camarada, sempre foi comum no Brasil que entrega conjunto habitacional para os pobres sem serviços de saneamento básico, sem energia, sem nenhuma urbanização, pedaços dos tetos caiando e rachaduras nas paredes. No caso da Vila Olímpica (que vergonha!) são as primeiras trapalhadas do evento internacional que nem ainda começou. Dessa moita ainda vai sair muito coelho assustado, ou cangurus!
EXCLUSÃO TOTAL
No Hospital Couto Maia, no Rio de Janeiro, construíram três leitos tipo suítes de UTIs luxuosos com todos os equipamentos modernos, só para autoridades e delegações das Olimpíadas. A mídia soube por que o Ministério Público botou a boca no trombone, exigindo que os leitos também sejam abertos ao público, o que é de direito. Na entrada dos apartamentos colocaram até tapumes para ninguém, ver os apartamentos. Isso é que é exclusão social total para ninguém botar defeito!
TUDO MUITO QUIETO!
A grande maioria dos manifestantes que foram às ruas apoiar o impeachment da presidente Dilma não tinha consciência de como era o processo; não sabia que o Michel Temer, o mordomo de…, assumiria a vaga como interino; e achava que logo seria solucionada a crise econômica, política e moral do país. Tudo continua de mal a pior, inclusive com uma pauta conservadora de governo, mas o inquietante é que está tudo muito quieto como um monstro adormecido. O luxo é que temos dois presidentes de plantão.
Um impeachment é como um terremoto de grande escala. Nas primeiras oscilações é um horror com mortes e destruição de casas, edifícios e equipamentos. Depois batem outras vibrações menores do tipo acomodação das placas tectônicas dos blocos rochosos. Aí segue uma calmaria, mas a área continua de risco, propenso a outros terremotos. Nosso maior terremoto é a corrupção e o poder a qualquer custo. O monstro dorme, mas pode acordar a qualquer hora!
BONS GESTORES
A grande maioria dos prefeitos culpa a crise econômica pela deficiência em suas gestões, e nos bons tempos é o dinheiro que não dá para cobrir a demanda da população. Muitos passam a mão na verba. No entanto, existem os bons administradores que conseguem superar os obstáculos.
O Índice de Gestão Fiscal da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro analisou 362 prefeituras dos 417 municípios e acaba de divulgar que 97,5% delas têm situação fiscal difícil ou crítica. A Bahia sempre está na parte inferior do ranking brasileiro. Dos 362 avaliados, 340 não geram nem 20% de suas receitas, o que indica elevada dependência de transferências estaduais e federais.
Mas, existem os bem avaliados como Salvador, Maetinga, Casa Nova, Ribeirão do Largo, Mata de São João, São Felix do Coribe, Tapiramutá, Ibitiara, Livramento de Nossa Senhora e Lapão. Ainda tem gente boa em Sodoma e Gomorra.
LULA LÁ NA ONU
O ex-presidente Lula e seus advogados entraram com uma petição na ONU (Organização das Nações Unidas) contra o juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, argumentando que ele é imparcial no julgamento do seu processo, principalmente, por obstrução à Justiça. Ele se considera o cara mais honesto de todos os brasileiros. Coitado do pobre que entrega uma carteira cheia de dinheiro e documentos ao seu dono! É que o companheiro acha que receber vantagens não é desonestidade, logo ele que ampliou o Bolsa Família e criou alguns programas sociais.
CAUTELA FAZ BEM!
Todo vaidoso, como o técnico Tite da seleção de futebol, o ministro da Justiça. Alexandre Moraes aparece em todas nas inspeções, treinamentos simulados e nas entrevistas sobre as Olimpíadas. Disse numa delas que o risco de um atentado terrorista no Brasil é mínimo, praticamente nulo. Cautela é um bom remédio nestas ocasiões, senhor ministro! Não se pode subestimar, instigar e criar desafios nessa gente que nada tem a perder e está preparada para tudo.
IDEIAS PRONTAS
Está escasso no Brasil o pensamento autêntico e livre de interferências. Gira-se de acordo com a direção do vento. Na atualidade, o que mais temos na internet, nas televisões e nos ambientes de trabalho são ideias prontas e empacotadas para o consumo mais fácil dos seus seguidores. O pensar incomoda muita gente. O mundo maniqueísta brasileiro foi dividido em “coxinhas” e “mortadelas”. Pouco se lê, pouco se pesquisa, pouco se estuda. Opinião própria é coisa rara. Virou ouro no mercado.












Causa estranheza o fato de que, diariamente, editais são publicados nos jornais de Salvador, pagos por municípios baianos, que poderiam ser considerados vilas, abrindo concursos para preenchimento de vagas, oferecendo salários de até 10 mil reais. Acredito que, na maioria dos casos, levando em conta a choradeira dos prefeitos, a inciativa tem dupla finalidade: legalizar a contratação de parentes e amigos dos alcaides e aumentar a arrecadação com a taxa de inscrição paga pelos candidatos.