ROMÂNTICOS DE CUBA
TAL-Televisión América Latina
Orlando Senna
Indicação de Itamar Aguiar
Estou chegando de Havana, onde estive, entre outras coisas, para sentir o clima social e emocional gerado pela nova fase que vivem os cubanos, após o reatamento de relações com os EUA. Em geral os sentimentos são positivos, a reaproximação deve resultar no fim do embargo econômico que o grande vizinho do norte impõe à pequena ilha caribenha desde 1962, bloqueio comercial e financeiro que travou o desenvolvimento de Cuba. Até a oposição ao governo socialista (os dissidentes, como são conhecidos) acreditam que o país se preparou para esse novo capítulo de sua história, principalmente com a construção do complexo de Mariel, mais especificamente o porto, os aeroportos, as estradas e instalações industriais da Zona Especial de Desarrollo del Mariel, ZEDM, zona franca que começará a operar em 2016 e é tida como centro nervoso das reformas que estão sendo implementadas pelo governo de Raúl Castro.
O governo não gosta da palavra “reforma”, prefere definir as mudanças e novos procedimentos como “atualização do modelo econômico socialista”. Essa atualização tem como pontos principais industrialização em ritmo acelerado; extensão do modelo de cooperativas, utilizado na agricultura, para indústria e serviços; estímulo crescente à iniciativa privada; descentralização administrativa, maior poder de decisão dos governos provinciais e municipais. Os muitos cubanos com quem conversei acreditam que o fim do bloqueio viabilizará a atualização, apoiando sua crença no sucesso dos primeiros passos neste sentido, em 2008, que levaram o setor privado a ser responsável por 25% dos empregos no país. A meta é 80%.
As esperanças de vida melhor e os aplausos à “abertura econômica para o mundo” são generalizados e incidem até na forte religiosidade dos cubanos, devido à coincidência, ou não, de que o reatamento com os EUA aconteceu no dia 8 de setembro, data da festa nacional da Virgen de la Caridad del Cobre, padroeira de Cuba, sincretizada com Oxum, deusa africana relacionada com “el amor, las cosas dulces, las voluptuosidades y la diplomacia”. O que se discute, intensamente, é como será a vida a partir do reatamento pleno com os EUA, a volta da “intimidade” dos estadunidenses com a ilha, a convivência com os vizinhos, distantes a menos de 200 quilômetros. A relação de amor e ódio entre os dois países começou em 1895, na Guerra de Independência contra a Espanha. Os EUA se aliaram aos rebeldes cubanos e foram decisivos na vitória, mas também forçaram Cuba a aceitar a Emenda Platt, que dava direito aos EUA a intervir em Cuba quando achassem necessário. Essa situação permaneceu até a Revolução Cubana em 1959 e o resto da história todo mundo sabe.
Emoção e ética
Nos jardins do Hotel Nacional, ocupados por centenas de turistas estadunidenses, conversei com Sean Bowe, coordenador de voos da Jet Aviation Nassau, empresa de transporte aéreo internacional. Suas informações: durante os últimos cinco anos Cuba recebeu anualmente menos de um milhão de turistas; desde o anúncio do reatamento, ou seja, nos últimos seis meses, aportaram em Cuba três milhões de turistas; a previsão das empresas de transporte e hotelaria é que dez milhões visitem a ilha em 2016, a maioria de estadunidenses. Onde hospedar tanta gente? Bowe informa que uma dezena de hotéis de grande porte estão sendo construídos em várias regiões do país, mas nem todos estarão habilitados em 2016 e que outros terão de ser construídos. Uma das soluções é a hospedagem doméstica, as famílias alugarem quartos a turistas.
A lembrar que Cuba adotou essa solução doméstica para aumentar o número de restaurantes e estimular a iniciativa privada, já lá se vão uns anos, e os Paladares (assim são chamados os restaurantes em casas de família) são um grande negócio e uma atração turística. Lá mesmo nos jardins do Hotel Nacional entrevistei alguns turistas estadunidenses, todos idosos, que afirmaram ser Cuba, para a geração deles, um sonho de consumo alimentado por lembranças de suas juventudes e pelo que seus pais contavam sobre o “paraíso tropical”. Também disseram que seus filhos e netos, os jovens da atualidade, receberam dos mais velhos essa informação de que se trata de uma “ilha romântica e permissiva” e que logo também as novas gerações estarão frequentando em massa as praias e cabarés de Havana, Santiago e Camaguey.
Todos que conhecem Cuba sabem que existe na ilha uma atmosfera amorosa, sensual e musical que mexe com as emoções dos visitantes, uma característica de sua forte cultura afro-hispânica. Por isso o título dessa crônica: Românticos de Cuba é o nome de uma orquestra brasileira que popularizou, entre 1960 e 1980, a música dançante e envolvente cubana não apenas no Brasil mas também no Uruguai e Argentina. E a lembrar que os cubanos inventaram o bolero e a telenovela.
Meu bem, meu mal
Ao voltar da viagem vi o filme inédito 20 anos, de Alice de Andrade. A cineasta de Dente por dente, O diabo a quatro e Luna de Miel filmou no fim do século passado 40 casamentos de jovens cubanos e, desde então, está acompanhando a vida deles. Além do filme citado, está em seus planos a montagem de um webdoc envolvendo todos os casais, intitulado 80 destinos. O filme de Alice, que mergulha na Cuba profunda, explicita os aspectos romanescos, líricos, poéticos e festivos do amor que eles praticam e defendem em alta voz com frases nunca inferiores a mi pasión, mi luz, mi extravagancia, mi cielo, mi delicia, mi delirio.
A verdade histórica é que, principalmente durante os anos que antecederam à Revolução, os visitantes estadunidenses, aos milhares, transformaram a ilha em um grande bordel e uma central de crime organizado, motivo que fortaleceu a popularidade, a investida e a vitória dos guerrilheiros cabeludos de Fidel e Che Guevara (que a mídia internacional, na época, considerava, exatamente, românticos). Uma jovem cubana, Odalys, perguntada o que espera do futuro imediato, me disse acreditar que os problemas econômicos serão pouco a pouco resolvidos, principalmente pelo crescimento de investimentos estrangeiros, mas que um antigo problema terá de ser enfrentado com a “invasão” de turistas dos EUA: “o da criatura humana”. Não entendi, ela explicou: “temos de ter muito cuidado e força moral para não sermos outra vez contaminados, como já aconteceu no passado, pela cultura da violência e da amoralidade deles”. Pois: muitos aspectos em jogo nessa nova fase cubana, mas o movimento de mudança, de “cambios radicales”, está no ar, na terra e no mar.
Por Orlando Senna
COMENTÁRIO:
Sob o sugestivo e adequado titulo, Românticos de Cuba, Orlando nos apresenta, na realidade, nos brinda, com uma privilegiada visão sobre Cuba após reatar as relações com os Estados Unidos da America – EUA. Este artigo além de expressar a leitura de um cubanólfilo que, também, ouviu e nos apresenta as opiniões de alguns cubanos, de um profissional de transporte aéreo e turistas. E “pra não dizer que não falou de flores”, enquanto envolvido dos pés à cabeça com as artes, especialmente, a sétima, nos informa sobre a produção e projeto audiovisual de Alice de Andrade no subtítulo “Meu bem, Meu mal” para tratar dos sentimentos de uma “Cuba profunda”. Na bem cuidada Crônica, Orlando não deixa de fora sequer, os aspectos religioso, apresentado detalhe do sincretismo afro, católico cubano.
Orlando Senna nasceu em Afrânio Peixoto, município de Lençóis Bahia. Jornalista, roteirista, escritor e cineasta, premiado nos festivais de Cannes, Figueira da Foz, Taormina, Pésaro, Havana, Porto Rico, Brasilia, Rio Cine. Entre seus filmes mais conhecidos estão Diamante Bruto e o clássico do cinema brasileiro, Iracema. Foi diretor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños e do Instituto Dragão do Mar, Secretário Nacional do Audiovisual (2003/2007) e Diretor Geral da Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil (2007/2008). Atualmente e presidente da TAL – Televisão América Latina e membro do Conselho Superior da Fundacion del Nuevo Cine Latinoamericano.
Itamar Pereira de Aguiar nasceu em Iraquara – Bahia; concluiu o Ginásio e Escola Normal em Lençóis, onde foi Diretor de Colégio do 1º e 2º graus (1974/1979); graduado em Filosofia, pela UFBA em 1979; Mestre em 1999 e Doutor em Ciências Sociais – Antropologia – 2007, pela PUC/SP; Pós Doutor em Ciências Sociais – Antropologia – em 2014, pela UNESP campus de Marília – SP. Professor Titula da Universidade Estadual do Sudoeste do Estado da Bahia – UESB; elaborou com outros colegas os projetos e liderou o processo de criação dos cursos de Licenciatura em Filosofia, Cinema e Audiovisual/UESB.