dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

:: 3/dez/2025 . 22:18

CADA VEZ MAIS FICA DIFÍCIL IR AO CENTRO DE CONQUISTA DE CARRO

A ganancia arrecadatória de impostos, multas e taxas da prefeita Sheila Lemos não tem limites, chegando a passar por cima das leis, com medidas inconstitucionais. Como se não bastasse o IPTU, com a escorcha de aumentos superiores a 50%, agora volta suas baterias para a chamada Zona Azul que está mais para Vermelha.

Se já ir ao centro de Vitória da Conquista de carro já era um tormento, agora ainda pior com o reajuste nos preços de 50% nas vagas por hora, sem falar na complicada mudança de pagamento por aplicativo no carregamento de créditos. É visível a incompetência da empresa responsável pelo sistema, com poucos funcionários para atender a demanda dos funcionários. A insatisfação é geral.

Existe uma mania compulsiva nos tempos atuais dos avanços tecnológicos via internet de se mudar o simples, que está dando certo, para o complicado, para infernizar ainda mais a vida das pessoas que já têm uma rotina de correria.

Outra coisa é delegar a uma empresa o poder de aplicar multas de trânsito a quem estacionar de forma “irregular” e criar uma dívida ativa na prefeitura para casos de “infrações” das normas impostas. Como “irregular”, se o estacionamento do veículo naquele espaço é permitido?

Mais burocracia, mais aumento nos preços e mais dificuldade para estacionar um carro no centro da cidade. Essas mudanças malucas só favorecem aos donos de estacionamentos privados que já cobram um preço exorbitantes por hora e atuam sem nenhuma regulamentação do poder executivo.

Vai se chegar a um ponto onde ir de carro ao centro de Conquista se tornará inviável. Quando se vai ao centro resolver um problema ou problemas, principalmente a uma agência bancária, repartição pública ou a uma reunião, uma hora não é suficiente. Como fica quem ultrapassa esse tempo? Essa questão não ficou esclarecida.

A tal Zona Azul, ou Vermelha, de Vitória da Conquista, sempre foi um problema dos governantes a partir do crescimento vertiginoso populacional de Conquista, e nunca se encontrou uma solução que agradasse a todos. Houve tempo em que ela ficou parada sem nenhuma administração, sem contar que são poucas as vagas para deficientes e idosos.

A situação só tende a piorar por falta de uma infraestrutura adequada de mobilidade urbana. A melhor saída seria ir ao centro sem carro para se livrar dessa horrível dor de cabeça estressante, mas não existem alternativas de meio de transportes coletivos. Só existem ônibus e são insuficientes para atender a demanda.

Ao invés de projetos mais humanos, de melhoria de qualidade de vida para as pessoas, as cidades ficam cada vez mais desumanas, especialmente nos centros, com o entupimento de carros emitindo gases tóxicos poluidores no ar.

O centro administrativo e financeiro de Conquista já está por demais saturado. Aa grandes cidades, melhor urbanizadas e politicamente planejadas, desobstruíram esses espaços, deslocando órgãos públicos e privados para outros locais.

Conquista insiste em manter suas repartições, prefeituras e secretarias no centro, congestionando os espaços e tornando a vida dos usuários mais difícil. Por que não criar um centro administrativo em outro local, como, por exemplo, no antigo aeroporto?

Conquista está se tornando numa cidade caótica para se circular, com mais carros e motocicletas, todos se dirigindo para o centro, ainda o único ponto das decisões. Melhor seria estacionar o carro fora da Zona Azul e ir andando, mas ninguém quer fazer isso. Por outro lado, até na periferia do centro não existem vagas para tantos veículos.

As medidas absurdas para resolver os problemas da Zona Azul são apenas paliativas. A questão é macro e exige planejamentos estruturais para desafogar por completo o centro da cidade, de poucos calçadões e mais ruas com o trânsito caótico.

 

 

CÂMARA VOTA PLANO PLURIANUAL

Em sessão realizada ontem (dia 03/12), a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista votou o projeto que institui o plano Plurianual de 2026 a 2029.  Foi ainda aprovada a proposta que dá nome de Joãozinho da Carreta à ciclovia da Avenida Paraná e outra que homenageia o professor Raymundo Viana, com nome de rua no Bairro de Candeias.

Na ocasião, foi informado que se encontra em redação final o projeto que presta homenagem à historiadora Isnara Pereira Ivo, que dará nome a uma área verde do Inocoop. Foi votado também o projeto que cria a Semana do Cooperativismo no calendário municipal, bem como a Semana da Saúde Mental nas escolas municipais.

ZONA AZUL

Durante a sessão, vários parlamentares aproveitaram suas falas para criticar as mudanças propostas pelo poder executivo para a Zona Azul, como o vereador Diogo Azevedo, elogiando a presidência da Câmara que está preocupada com o problema. Segundo ele, a Zona Azul é uma desmoralização e um desrespeito à população. Azevedo também comentou sobre o crescente número de acidentes de trânsito que vem ocorrendo em Conquista e criticou a buraqueira em toda cidade.

O vereador Alexandre Xandó levantou a questão do programa Minha Casa, Minha Vida, dizendo que muitas famílias em Conquista não estão podendo se inscrever porque estão com o Cade-Único irregular, e a Secretaria de Desenvolvimento Social não tem regularizado o processo através de visitas que devem ser feitas junto aos usuários.  Por falta de regularização, muitas pessoas estão, inclusive, perdendo os benefícios ao Bolsa Família a que têm direito – destacou. Recomendou que os prejudicados recorram à Defensoria Pública.

A vereadora Gabriela Garrido fez menção às ocorrências de crimes de violência contra as mulheres, citando vários casos bárbaros ocorridos recentemente na Bahia e no Brasil. Disse que esse tema deve ser levado à discussão nas escolas públicas, para que as crianças e os jovens estudantes tomem consciência sobre essa questão da agressão contra a mulher.

 





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia