novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

:: 10/nov/2025 . 22:27

QUEREM ENGANAR A QUEM COM ESSE PAPO?

A fala do governo brasileiro no começa da COP30, em Belém, começa com uma ou mais contradições. Quer criar um grande fundo bilionário de proteção para preservar e reduzir as derrubadas das florestas, aumentar a produção de energia limpa renovável, mas, ao mesmo tempo, abrir mais poços de petróleo – combustível fóssil altamente poluidor do meio ambiente – inclusive na foz do rio Amazonas.

No discurso do presidente Lula não é mencionado esse fato da extração desse petróleo, como se ninguém estivesse sabendo. A maior enrolação desse papo furado foi o de sugerir que os lucros do petróleo sejam revertidos para investimentos em projetos de energia limpa.

Antes da COP, Lula bradou contra as exigências do Ibama com relação à perfuração de petróleo e justificou que a vizinha Guiana estava ganhando muito dinheiro com o combustível e que o Brasil também tem o direito de também fazer o mesmo. Dentro dessa ótica, ninguém quer parar de extrair petróleo, enquanto isso ficam no discurso leviano de reduzir o processo.

Os cientistas estabeleceram 1,5 graus como limite de aquecimento, para que não se perca o controle sobre os desastres que levariam fatalmente à destruição da humanidade através das catástrofes geradas pelas bruscas mudanças climáticas. Aí é que está o nó da questão quando sabemos que caminhamos para um aumento maior da temperatura, insuportável para o planeta.

É difícil acreditar nessa proposta de usar os lucros do petróleo para aplicar na energia limpa, principalmente no Brasil onde essa verba a mais reservada ao Tesouro (uma grande parte fica com os acionistas) é utilizada para cobrir os déficits fiscais ou desviada para outros setores, como cobrir rombos de empresas estatais. Quer enganar a quem com esse papo?

Por outro lado, a população só aumenta e, em consequência, o consumo e a demanda por mais energia, o que indica que vai virar um ciclo vicioso e nunca vai se parar de perfurar petróleo. Se um país vizinho está obtendo lucros com o petróleo, o outro também quer, visando crescer sua economia. É aí que os pactos e acordos assinados nessas conferências são para “inglês ver”. Não sou otimista quanto a um futuro de estabilização do clima.

Há mais de 60 anos que se vem falando em se acabar com a extração de combustíveis fósseis, caso do petróleo e do carvão, só que de lá para cá só aumentou nos países do Oriente Médio e, principalmente, por parte dos ianques imperialistas que atualmente atacam outras nações na cobiça do petróleo e outros minerais raros, como vem fazendo o estúpido negacionista Donald Trump.

Será que eles estão querendo enganar a natureza, como se estivesse dando um pirulito para uma criança? Esta não se deixa enganar, não perdoa as agressões e dá o troco na medida certa, como vem ocorrendo com as tragédias de grandes proporções em todas as partes do planeta.

A natureza está nos alertando há muito tempo que bastam de poluição, sujeiras, gazes tóxicos, incêndios, desmatamentos e que aqui não é lixeira dos consumistas de supérfluos. Está nos alertando que já começou o aquecimento global. Quem viver, verá mais catástrofes e mortes.

Somado a tudo isso ainda temos um bando de negacionistas poderosos, governos e multinacionais, que compram cientistas para alardear o falso de que aquecimento global não passa de uma falácia. O pior é que milhões ou bilhões desta velha terra maltratada e ultrajada, sem o menor senso crítico, acreditam neles porque são doutores e seus argumentos fazem parecer “convincentes”.

 

 





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia