:: 27/out/2025 . 22:28
OS SANTOS E OS PECADORES
Interessante, quando eu era menino e meus pais eram católicos fervorosos, pensava em um dia ser santo. Quando fui crescendo, virei um tremendo pecador.
– Rapaz, acho que esse negócio de ser santo é tedioso, a pessoa fala baixo de voz mansa, reza muito e sempre está citando Jesus Cristo, Deus e Nossa Senhora. Vive meditando, com um terço na mão, e é muito sacrifício aturar esse mundo desumano. Prefiro o pecador, que solta raiva, briga e dá murro na mesa.
– Você é mesmo um herege, cara, nem tem religião, xinga, esbraveja e ainda tem dúvidas sobre a existência de Deus. É ateu ou agnóstico?
– Não seja por isso, já fui católico de assistir duas missas por dia. Hoje não quero saber de religião nenhuma, mas respeito quem tem, só não suporto o fanatismo doentio. Tem gente aí que diz ser católico só de nome. Tem até “santo de pau-oco” onde o sujeito aproveita para esconder os bagulhos ilícitos. Concordo com Marx quando disse que religião é “ópio do povo”.
– No Brasil, futebol, circo e carnaval, shows musicais de quinta categoria e o consumismo desvairado também são ópios do povo, mas o assunto aqui é “Santos e Pecadores”.
– Caramba, não sei que “cargas d´água” você veio com esta discussão, parece que está leso! Deve ser a idade! Quer saber, acho que santo nunca fez sexo. Nesse caso, sexo é pecado?
– Santa ignorância! “Vamos devagar com o andor que o santo é de barro”! Fazer sexo pode, mas tem que ser dentro dos preceitos da Santa Madre Igreja Católica, Apostólica Romana. Sabe que existem santos que foram casados e alguns fizeram votos celibatários?
– Ah, sim, entendi, beijinho, beijinho, papai e mamãe. Tô fora dessa, estou mais para bacanais, orgias e surubas. Sei que você também não está nessa.
– Não passa de um pervertido. Fosse naquele tempo seria excomungado ou queimado na fogueira da inquisição. Fique sabendo que a Igreja tem santos que foram casados, como os apóstolos, os pais e os avós de Jesus, São Luis IX e sua esposa, Santo Henrique e Santa Cunegundes, Thomas More, ministro inglês, santa Zélia Martin e os pais de santa Teresinha de Lisieux.
– Vejo que é um sabichão em termos de santos. Tô até ficando interessado. Manda mais, pelo menos não saio daqui tão entediado, porque essa vida tá ficando é “chata pra dodói”. Tem uns por aí que fazem doações e querem logo se aparecer na mídia. Deve ser dor de consciência. Sabe daquele ditado de que “quando a esmola é demais até o santo desconfia”?
-Então, vamos lá. Segundo fontes, a Igreja Católica tem mais de 20 mil santos e beatos. No Brasil, o mais famoso e popular é santo Antônio casamenteiro. O primeiro foi santo Estevão, mártir em testemunha da fé, entre 31 e 36 d. C. Foi morto apedrejado. O último é brasileiro, chamado Carlo Acutis (19 de outubro de 2025) que usava a internet para evangelizar. Existem mais de 1.100 Nossas Senhoras diferentes, Tem até do Ó, ou do Nó, sei lá.
Sabe que o Brasil, com 37 santos, nascidos ou que viveram aqui, é o país com o maior número de santos, seguido dos Estados Unidos e México? O primeiro santo canonizado genuinamente brasileiro foi ou é, frei Galvão, em 2007. Santa Dulce é a nossa baiana e vem mais um aí, Maria Milza do sertão.
Quer mais? Dizem que existem santos que foram homossexuais. Pelo sinal da cruz, se a Igreja fica sabendo disso! Pois é, eles são associados à comunidade LGBTQUIA +. São eles São Sebastião e os santos Sérgio e Baco. Contam que estes últimos formavam um casal.
A Igreja Católica não reconhece oficialmente a santidade de pessoas de outras religiões. No candomblé e na umbanda, a fusão do catolicismo com as crenças afros resultou no sincretismo, como, por exemplo, Xangó representa São Jerônimo e São João Batista.
No entanto, o conceito de “santo”, com seus ritos e significados diferentes, onde figuras são veneradas, existe no budismo (tulkas), no islamismo (Wali) e no xintoísmo (Kami).
– Santa sabedoria! Vai saber de santo no raio que o parta! Fiquei aqui a matutar umas coisas. O Brasil tem o maior número de santos, mas, ao lado disso, é campeão na corrupção, na trapaçaria e nas ações golpistas de bandidos. O país tem mais de 20 mil santos e bilhões no planeta são de pecadores, sem considerar que outros milhões são de gentes ruins e cruéis tiranas. Ah, lembrei dos deuses da Suméria, há mais de 10 mil anos.
Sabe de outra, todo esse papo de santos e pecadores está chato por demais! Vamos pular para outra conversa porque está deixando minha cabeça confusa e sempre fui um cético com relação à religião que, por causa dela, já sacrificou e exterminou milhões de humanos.
- 1










