:: 1/out/2025 . 22:55
ESTUDANTES VISITAM ESPAÇO CULTURAL
Pela primeira vez em sua história, um grupo de 31 estudantes do primeiro Fundamental, do Instituto Euclides Dantas (Escola Normal), visita o Espaço Cultural a Estrada onde há 15 anos é realizado o Sarau A Estrada, para um bate-papo sobre cultura, literatura, ditadura e outros assuntos.
A iniciativa partiu da professora Maria José Elita que veio acompanhada do poeta, compositor e músico Manno Di Souza que, na ocasião, intercalou o momento de conversação com cantorias da música popular brasileira e falou da importância da revitalização da cultura em Vitória da Conquista, lembrando os antigos festivais de músicas autorais que projetaram muitos artistas na cena musical da cidade, da região e da Bahia.
A visita aconteceu na manhã do dia primeiro de outubro de 2025, das nove às 11 horas, e os jovens, na faixa dos 14 aos 17 anos, foram recebidos pelo jornalista e escritor Jeremias Macário e a também professora anfitriã Vandilza Silva Gonçalves.
Depois da fala da professora Maria José sobre a importância dos jovens vivenciarem na prática, fora das salas de aulas, o conhecimento e o saber num espaço cultural com livros e outros objetos de arte, o jornalista Macário deu as boas-vindas aos estudantes, contou sua trajetória de vida e seus trabalhos na área literária e da cultura.
Além de fazer um resumo sobre seus livros publicados, como Terra Rasgada, A Imprensa e o Coronelismo no Sudoeste, Uma Conquista Cassada, Andanças e sua obra de textos poéticos Na Espera da Graça, Jeremias discorreu sobre a situação da cultura em Conquista e a necessidade de se juntar forças para fortalecer a cultura.
Os jovens se mostraram interessados sobre os principais fatos históricos da ditadura no Brasil e seus impactos na cidade, culminando com a cassação do prefeito José Pedral Sampaio naquela época, exatamente no dia seis de maio de 1964. Outros temas foram abordados sobre literatura e como se faz para escrever e editar um livro.
Outra questão em debate durante um papo descontraído com os estudantes foi sobre a necessidade de cada um conhecer a história e suas origens onde vive, no caso específico de Vitória da Conquista. O assunto leitura constante de escritores, visando o desenvolvimento do conhecimento e do saber das pessoas, também esteve em pauta durante a visitação.
Como não poderia deixar de ser, Manno e Macário falaram do Sarau A Estrada e seu formato de debates, cantorias de viola, declamação de poemas, contação de causos e a troca de ideias, com a participação de artistas, professores, intelectuais e outras pessoas interessadas pela cultura.
Na oportunidade, foi comunicada a ideia da realização de saraus nas ruas, praças e avenidas como forma de integração com a comunidade, levando cultura para o povo, bem como reivindicar do poder público maior atenção para o setor, incluindo aí a abertura dos equipamentos do Teatro Carlos Jheovah, do Cine Madrigal e Casa Glauber Rocha.
A visita desses jovens da Escola Normal foi um marco e o primeiro passo do Sarau A Estrada para que as portas também sejam abertas para outros estudantes e não fique restrito ao um público de artistas e professores.
A intenção dos estradeiros da cultura é que os nossos jovens se engajem nessa discussão, representando mais força aos nossos eventos, que são realizados de dois em dois meses. A partir de agora, o Espaço Cultural a Estrada está aberto a outras visitações dessa natureza.
- 1