julho 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

:: 24/jul/2016 . 9:34

O PONTO DA QUESTÃO

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes” – Winston Churchill, estadista inglês.

REDUÇÃO DO LEGISLATIVO

Bem que o povo gostaria, mas não vai passar. Está em trâmite na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 106, de 2015 a redução dos 513 deputados federais para 386 e de 81 senadores para 54. Segundo apuração, cada parlamentar custa quase 300 mil reais por mês. Com a redução haveria uma economia de 350 milhões de reais por ano. No bojo da emenda viria o enxugamento dos partidos e de vereadores nos municípios. E como fica o acintoso foro privilegiado?

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por exemplo, tem 21 um vereadores com duas sessões de oba-oba por semana, o que é um quantitativo absurdo que gera muita despesa para pouca qualidade. De um modo geral, as câmaras inverteram suas funções de legislar e fiscalizar os executivos. Passam o tempo discutindo indicações, moções de aplausos e outras baboseiras. Treze ou quinze vereadores preparados e competentes seriam suficientes para Conquista.

GASTOS DOS CANDIDATOS

De acordo com o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que listou, de conformidade com a nova “reforma”, quanto cada candidato dos 5.570 municípios brasileiros pode gastar nestas eleições, em Vitória da Conquista um pretendente a prefeito não pode ultrapassar o limite de 579 mil no primeiro turno e 173 mil no segundo. O maior gasto em 2012 foi de 865,9 mil. É aí que entra o caixa “2” e outras trambicagens. O candidato a vereador não pode ir além de 59 mil reais. Onde esses caras vão arranjar grana? Esse dinheiro mal dá para pagar aos traficantes pelo acesso de suas campanhas nas periferias onde o Estado não entra.

O PORTUGUÊS 011

PERTURBAÇÃO E ZUEIRA

A primeira indagação é como a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista concedeu alvará de funcionamento para uma casa de eventos de festas numa zona estritamente residencial e próximo a um hospital? Pois é, a Paradise Eventos está localizada na Rua “G”, no Jardim Guanabara, próximo ao Hospital de Base e já está incomodando muita gente, principalmente pessoas idosas, com sons altos que varam a madrugada. Como se não bastasse tudo isso, no último final de semana, convidados de uma festa acharam de terminar suas saideiras bebendo, conversando alto e até urinando nas portas de algumas casas dos moradores locais. Para completar deixaram latas e vasilhames de bebidas nas portas. Não é possível aturar tamanho desrespeito. O poder público e o dono do estabelecimento precisam tomar uma providência urgente e acabar com isso porque muita gente está revoltada e pode haver coisa pior.

TERRENOS ABANDONADOS

O que mais se vê em Conquista são terrenos abandonados que servem de coitos para ratos, cobras, insetos. Tomados pelo lixo, são verdadeiros criatórios do mosquito da dengue. A sensação é que vivemos numa cidade sem leis que não exijam que os proprietários cerquem e cuidem dos seus imóveis. A única preocupação dos donos é fazer especulação imobiliária já que o poder público não fiscaliza e obriga que esses lotes sejam pelo menos murados. Moradores ao lado desses terrenos sofrem com a invasão de ratos, mosquitos e até de cobras.

O PORTUGUÊS 008

AGORA É BEM-VINDO

Por suas ideias estapafúrdias, preconceituosas, xenófobas, racistas e homofóbicas, o deputado estadual sargento Isidoro tem sido demonizado pelos partidos de esquerda, pelas feministas, grupos LGBTs e outros movimentos sociais, o que é compreensível porque o homem é um fascista de carteirinha. O cínico e irônico é que com as eleições municipais chegando, o Governo do Estado, o PT e até o PCdoB que encaravam o cara como o próprio satanás, agora o tem como companheiro e possível candidato a prefeito de Salvador. Nesta circunstância atual, pra favas com machismo e homofobia. O sargento agora é bem-vindo.

Como fica a bancada feminista da Assembleia Legislativa que denunciou o deputado por causa das suas declarações preconceituosas. A própria candidata à prefeitura Alice Portugal (PCdoB) disse que a ideia é ter essa diversidade e que também sabe conquistar o povão. Já vi este filme na política nossa de cada dia. O Isidoro vai disputar o segundo turno com ACM Neto e vai ter muito voto, se não ganhar!

BIBLIOTECAS

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia