abril 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

:: 15/abr/2016 . 23:46

PROJETO INCENTIVA LEITURA INFANTIL

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Biblioteca Municipal Saul Leão, está levando às escolas do município o mundo mágico da leitura, onde uma personagem dos livros é caracterizada e conta histórias aos alunos e declama poesias.

O objetivo é desenvolver e incentivar o gosto e o prazer pela leitura da literatura infantil por meio de metodologias diferenciadas e que proporcionem o crescimento intelectual da criança desde a Educação Infantil, com finalidades lúdicas e prazerosas. A primeira escola que recebeu com muita alegria o projeto foi o Colégio Municipal Hugo Baltazar, nesta quarta-feira (13) e hoje esteve no Jardim Império. Na próxima terça-feira (19) o projeto estará no Colégio Municipal Coronel Olímpio.

Inicialmente o projeto do livro infantil vem sendo desenvolvido pela Biblioteca com a personagem Branca de Neve, levando contos de Monteiro Lobato até as crianças igaporaenses, apresentando o mundo da magia do escritor brasileiro sobre a Emília e outros personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo, ouvindo curiosidades das crianças da rede publica e particular.

O projeto visa a integração e promoção da leitura nos primeiros anos da alfabetização. e mostrando que tudo é possível através da força de vontade e imaginação, Branca de Neve (a coordenadora da Biblioteca Daiana R. Neves) além de explicar o motivo e importância do livro em sua vida, declama contos populares e incentiva a criançada a perder a timidez e contar suas experiências com livros e suas histórias favoritas. O projeto estará nas escolas municipais da sede e zona rural de Igaporã.

 

A CASTA DOS INTOCÁVEIS

“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo” – Eça de Queirós, escritor português.  O “politikos”, criado pelo grego Aristóteles, que é a ética na polis, na cidade e na cidadania não existe no Brasil. Aqui, política é vale tudo, troca-troca e paixão arrebatada pelo poder.

Você já ouviu falar na casta dos intocáveis? Não estou me referindo a Índia, mas ao Brasil destroçado onde  escolas, hospitais, delegacias, postos e centros de saúde deixam de funcionar porque os governos federal e estadual fizeram contingenciamento de recursos dos seus orçamentos. A queda da arrecadação tributária com a crise da economia é um dos fatores alegados para o procedimento, mas a raiz de tudo está na má gestão de uma casa que gasta mais do que recebe.

Aqui mesmo na Bahia, para não citar outros estados da federação, aulas são interrompidas por falta de limpeza e merenda escolar para os estudantes. Terceirizados, tratados como escravos, não recebem seus salários e benefícios, conforme previsto em lei. Nem por isso “as autoridades competentes” (Ministério Público, por exemplo) tomam as devidas providências contra os caloteiros contratantes.

Servidores públicos não têm aumento e os concursados não podem ser contratados sob o argumento do governo de que já está no limite da lei de responsabilidade fiscal, ou seja, no teto do custeio com pessoal. No entanto, você já ouvia falar em paralisia dos serviços do Congresso Nacional, das assembleias e das câmaras municipais de vereadores por contingenciamento e falta de recursos?

Não, camarada, mesmo com o PIB (Produto Interno Bruto) em queda e a economia em baixa produção, com milhares de empresas falidas (dez milhões de desempregados no país), essas casas funcionam como estivessem em tempos de bonança! Nelas não existe tempo de crise.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia