PONTO DE VISTA “AESTRADA”
NOS MATAGAIS DA CIDADE
Nos tempos do domínio do aedes aegypti o que mais se vê em Vitória da Conquista, principalmente nos bairros fora do centro, são os matagais nos terrenos vazios e “abandonados”. A Prefeitura Municipal não faz valer a lei do uso do solo (cadê o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano?) para obrigar que os donos cerquem e conservem seus lotes.
Nos terrenos há de tudo, desde mosquitos, escorpiões, ratos, baratas, cobras, insetos de várias espécies e muita doença, sem contar que servem de esconderijos para marginais. O matagal invade as calçadas e as pessoas têm que passar pelas ruas. O bairro Jardim Guanabara, onde resido, é um típico exemplo e o poder público nada faz para exigir que os especuladores de terrenos limpem sempre as sujeiras.
Nas praças públicas, o mato também está tomando conta. Se o executivo não dá o exemplo, fica difícil fazer um ordenamento. Se os vereadores, que só estão preocupados com seus “rebanhos” eleitorais, não denunciam, a quem apelar? A impressão que temos é que está tudo cooptado. Precisamos de uma comissão comunitária livre e independente para lutar pela transparência e bem-estar das pessoas.
PRESÍDIOS SUPERLOTADOS
Dizem que a Defensoria Pública está trabalhando em uma força tarefa para minimizar a superlotação nos presídios e cadeias. Em Vitória da Conquista, por exemplo, a situação é caótica e olha que há um ano existe uma unidade pronta com capacidade para 533 homens e 286 mulheres. O complexo, como nas outras cidades baianas, depende do processo licitatório para escolha das empresas que farão a cogestão. É bom lembrar que depois de selecionar, a empresa tem 60 dias para iniciar o trabalho. É a Bahia, gente!
Em Itabuna, o conjunto penal tem capacidade para abrigar 574 pessoas, mas está com 1.400 detentos. O local tem sido palco de rebeliões, fugas e mortes. Enquanto os presídios estão superlotados, o estado está com vários espaços prontos sem serem utilizados, como o de Barreiras com capacidade para 533 presos. O Conjunto Penal de Jequié também está superlotado porque o presídio de Conquista não está funcionando. O atual é uma cadeia medieval com mais de mil pessoas onde só cabe 416. No Brasil são 600 mil amontoados em verdadeiras pocilgas.
FERVER
A corrida eleitoral em Conquista já começa a ferver com o deputado Jean Fabrício, do PCdoB, já definido como candidato a prefeito da cidade. Este vai muito longe em suas pretensões de governar a terceira maior cidade da Bahia. Vem também Herzen Gusmão, pelo PMDB, e se fala em José Raimundo, do PT, mas este não está nas graças divinas de Guilherme Menezes. Vai ser a disputa mais movimentada de todos os tempos e vai sair muita lasca de fogo por aí. Muita gente vai se queimar. Pela Câmara Municipal só resta a esperança de uma renovação porque estes vereadores que estão ai deixam muito a desejar em termos de representação. Conquista merece coisa bem melhor.
CASO ARQUIVADO
Lá em Juazeiro/Petrolina o assassinato de uma criança teve repercussão nacional e as polícias correm para apurar o fato bárbaro. Aqui, em Vitória da Conquista, numa ação desastrada da polícia militar, há três anos, mataram o menino Maicon e ainda deram sumiço em seu corpo. Pelo tempo, o caso foi simplesmente arquivado e a sociedade não reage. Conquista sempre foi a cidade dos crimes insolúveis. Os policiais devem estar por aí espalitando os dentes numa boa e agredindo cidadãos de bem. A impressão que se tem é que a Justiça aqui não funciona. É só vê a poluição sonora dos carros de som e as batucadas dos bares abertos que varam à madrugada.
ATÉ QUANDO?
Com a maior cara de pau, o ex-presidente Lula vai para a televisão no horário da maldita propaganda eleitoral e coloca o Brasil como potência agropecuária e ainda engana que pobre hoje viaja de avião. Mentir também é violência e intolerância. Até quando ele pensa que pode enganar o povo brasileiro? Ou é besta demais, ou acha que todo mundo é otário. Por que ele não citou o Petrolão, o segundo maior caso de corrupção do mundo? Por que não disse que somos os últimos no desempenho da educação, especialmente em matemática? O juro mais alto do mundo e um dos piores índices de desenvolvimento humano? Que o Brasil é uma nação doente de mosquitos e outras enfermidades? Que não temos caráter e somos visto no exterior como malandros? Se tivessem vergonha na cara, todos os partidos políticos durante o horário eleitoral pediriam perdão de joelhos pelas desgraças que já fizeram contra o povo brasileiro.