fevereiro 2016
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829  

:: 26/fev/2016 . 0:33

PONTO DE VISTA “AESTRADA”

NOS MATAGAIS DA CIDADE

TERRENOS VAZIOS 001

Nos tempos do domínio do aedes aegypti o que mais se vê em Vitória da Conquista, principalmente nos bairros fora do centro, são os matagais nos terrenos vazios e “abandonados”. A Prefeitura Municipal não faz valer a lei do uso do solo (cadê o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano?) para obrigar que os donos cerquem e conservem seus lotes.

TERRENOS VAZIOS 003

Nos terrenos há de tudo, desde mosquitos, escorpiões, ratos, baratas, cobras, insetos de várias espécies e muita doença, sem contar que servem de esconderijos para marginais. O matagal invade as calçadas e as pessoas têm que passar pelas ruas. O bairro Jardim Guanabara, onde resido, é um típico exemplo e o poder público nada faz para exigir que os especuladores de terrenos limpem sempre as sujeiras.

TERRENOS VAZIOS 007

Nas praças públicas, o mato também está tomando conta. Se o executivo não dá o exemplo, fica difícil fazer um ordenamento. Se os vereadores, que só estão preocupados com seus “rebanhos” eleitorais, não denunciam, a quem apelar? A impressão que temos é que está tudo cooptado. Precisamos de uma comissão comunitária livre e independente para lutar pela transparência e bem-estar das pessoas.

PRESÍDIOS SUPERLOTADOS

Dizem que a Defensoria Pública está trabalhando em uma força tarefa para minimizar a superlotação nos presídios e cadeias. Em Vitória da Conquista, por exemplo, a situação é caótica e olha que há um ano existe uma unidade pronta com capacidade para 533 homens e 286 mulheres. O complexo, como nas outras cidades baianas, depende do processo licitatório para escolha das empresas que farão a cogestão. É bom lembrar que depois de selecionar, a empresa tem 60 dias para iniciar o trabalho. É a Bahia, gente!

Em Itabuna, o conjunto penal tem capacidade para abrigar 574 pessoas, mas está com 1.400 detentos. O local tem sido palco de rebeliões, fugas e mortes. Enquanto os presídios estão superlotados, o estado está com vários espaços prontos sem serem utilizados, como o de Barreiras com capacidade para 533 presos. O Conjunto Penal de Jequié também está superlotado porque o presídio de Conquista não está funcionando. O atual é uma cadeia medieval com mais de mil pessoas onde só cabe 416. No Brasil são 600 mil amontoados em verdadeiras pocilgas.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia