fevereiro 2016
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829  

:: 10/fev/2016 . 23:07

“A CORTE DO CZAR VERMELHO” (PARTE I)

Li há pouco tempo o livro “A Corte do Czar Vermelho”, do escritor Simon Sebag Montefiore, e muitos relatos me fizeram lembrar o ex-presidente Lula e sua corte, a começar pelo ex-ministro José Dirceu, envolvida em negociações duvidosas, para não dizer apropriações indébitas no estilo rapinagens das grandes. A corte que morava no Kremlin recebeu a alcunha de “os magnatas”.

O Triplex de Guarujá (edifício Solaris) e o sítio Santa Bárbara em Atibaia, (São Paulo), investigados pelo Ministério Público Federal como bens de Lula através de “doações” da construtora OAS, lembram as datchas (eram dezenas) de Stálin e sua gente na época em que comandou a União Soviética, de 1924 a 1953. José Dirceu pode ser comparado ao ministro do exterior, Mólotov, que foi abandonado pelo líder russo no final de sua vida.

As relações podem até ser absurdas, principalmente em termos de nações e regimes diferenciados que levaram dezenas ao fuzilamento, mas tanto lá como aqui, muitos camaradas da corte foram presos. Bem, não vou fazer mais analogias, mesmo porque meu propósito é comentar algumas curiosidades da corte de Stálin, um mandatário que tinha sede de execuções, embora tenha sido um intelectual devorador de livros.

Para subir ao poder e derrubar Trotsky logo que Lênin faleceu em 21 de janeiro de1924 (infarto fatal), Stálin se aliou à direita de Rikov, Kamenev, Bukharin e Zinoviev e depois destruiu seus camaradas. Kamenev propôs que Stálin permanecesse como secretário, mas não imaginava que ele fosse ficar 30 anos no poder.

Simon Sebag, em dois livros, fez uma pesquisa minuciosa e cuidadosa sobre a vida do grande chefe, desde jovem até sua morte. As obras têm uma dinâmica acelerada, cheia de fatos inéditos, que faz o leitor não parar no meio do caminho. Conta que certa vez (início da década de 30) Stálin atravessava a rua ao lado de Mólotov quando um mendigo estendeu a mão pedindo uma esmola. O líder deu uma moeda, mas não satisfeito, o velho o chamou de capitalista usurário.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia