:: 13/jan/2016 . 22:45
UM VOTO DE AGRADO
Carlos González – jornalista
Os votos para os candidatos à Bola de Ouro FIFA são dados pelos técnicos e capitães de seleções nacionais, e jornalistas esportivos dos países filiados à entidade internacional. Os 7,86% que indicaram Neymar como o melhor jogador de 2015 são qualificados como originários da “periferia da bola”, formada por nações sem expressão futebolística. A única exceção foi o técnico Dunga, que é sempre “do contra”.Sua justificativa foi a de que seu conterrâneo manteve o excelente nível técnico do Barcelona durante os dois meses em que Messi esteve afastado dos gramados, tratando de uma contusão. Na verdade, foi uma manifestação de carinho.
Meus colegas brasileiros, passados 32 anos, ainda não conseguiram curar a febre patriótica, disseminada por “Pacheco”, o torcedor fanático da Seleção Brasileira de 82, que disputou o Mundial da Espanha. Nos programas esportivos das rádios e TVs, experientes comentaristas, além de ex-jogadores que vêm ocupando indevidamente as vagas de emprego na mídia, procuraram passar para os ouvintes a ideia do favoritismo de Neymar. Um verdadeiro absurdo, haja vista que o dianteiro do Barcelona, que recebeu 189 votos, contra 425 de Messi e 386 de Cristiano Ronaldo, quase perde o terceiro posto para o polonês Lewandowki, do Bayern de Munique.
Além de Dunga, Neymar figurou em primeiro lugar – cada votante escolhe três nomes – nas indicações de técnicos, capitães e jornalistas da Samoa Americana, Costa Rica, Equador, Filipinas, Ilhas Salomão, Zâmbia, Curaçao, Gana, Honduras, Nova Caledônia, Azerbaijão, Ilhas Turks e Ucrânia. Se dependesse do colegiado eleitoral da América do Sul, Neymar, com 22 votos, seria o quarto colocado, desbancado pelo uruguaio Luiz Suárez (32 menções), abaixo de Cristiano Ronaldo (com 32) e Messi, com 104.
PONTO DE VISTA “AESTRADA”
NOVO TRATAMENTO
Há um ano que dezenas de portadores da Hepatite C de Vitória da Conquista e região estão esperando pelo novo tratamento, menos sofrido e mais eficaz de cura (95% dos casos) para eliminar o vírus e ter uma vida mais prolongada. A ANVISA liberou o uso dos novos medicamentos, mas o Ministério da Saúde ainda não colocou a comercialização em pratica, distribuindo os produtos nas unidades que fazem o tratamento, como no CAAV – Centro de Atenção e Apoio à Vida de Conquista. A denominação do núcleo é uma ironia! É assim que está apoiando e dando atenção à vida?
No antigo tratamento, além dos efeitos pesados no organismo, o paciente passa quase um ano tomando interferon. No novo são outros remédios mais leves e o tempo de duração é de três a quatro meses. Como no caso da doença que é silenciosa, os governos, o Ministério Público e as entidades médicas também estão calados, enquanto muita gente morre lentamente. Alô Movimento Contra a Morte Prematura, vamos fazer barulho para ver se os órgãos nos ouvem!
DONOS DAS RUAS
Em Vitória da Conquista, como se não bastasse a falta de vagas para estacionamento de carros, principalmente no centro da cidade, mesmo com a criação da chamada Zona Azul, existem os donos das ruas que reservam espaços em frente de suas casas e estabelecimentos comerciais com tijolos, pedras e outros objetos. Como a fiscalização do poder público é precária, cada um, com sua falta de educação e individualismo, faz o que bem quer e entende e não se pode reclamar porque pode haver até morte.
Parar em locais proibidos e ligar o alerta, como se fosse uma correção do erro, já se tornou prática normal. As barbaridades acontecem mais nas avenidas fora do centro onde não se vê uma guarda. Motoqueiros, ou gafanhotos do trânsito, não respeitam sinaleiras e passam tranquilamente no vermelho. Depois que acontece o acidente, sempre o motorista do carro é o culpado. E olha que eles são valentões! Querem logo partir para a porrada, especialmente se tiver uma pessoa só ao volante!
Na Zonal Azul, poucos são os locais onde se encontra uma pessoa para orientar o uso dos parquímetros, muitos deles até quebrados. Idosos e deficientes físicos são vítimas da burocracia infernal de um monte de documentos para tirar o cartão especial de estacionamento. A carteira de identidade e o estatuto não têm valor. E tome burocracia para deixar o idoso ainda mais cansado e com raiva. :: LEIA MAIS »
SECRETARIA DE CAETITÉ ENTRE AS 100 MELHORES
Em recente pesquisa realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD) a Secretaria Municipal de Caetité ficou entre as 100 melhores do país em 2015, de modo que a secretária de Educação do município, Rosemária Joazeiro, foi convidada a receber o Troféu Brasil-Suíça e Certificado de Qualidade Total Educação infraestrutura e transparência.
A UBD foi criada em Maio de 2000 e tem por finalidade divulgar os melhores gestores do país, na esfera de educação e infraestrutura. O título foi concedido a Secretária Rosemária como forma de reconhecimento ao excelente trabalho administrativo que sua equipe desenvolve na atual gestão e atende aos requisitos de Excelência em Gestão Pública.
Foram avaliados critérios como transparência, responsabilidade fiscal e credibilidade junto aos órgão governamentais: Federal, Estadual, Tribunal de Contas e Ministério Público, além do comprometimento com a Sociedade.
Veja a classificação através do site: www.ubd.com.br, no facebook: Ubd Cunha e nos principais Blogs do País. Foram pesquisados 4.900 municípios.
OUVINDO ROTEIRISTAS
Revista de Cinema 127 Jan/Fev 2016
Orlando Senna
Indicação de Itamar Aguiar
A política de fomento à produção e a veiculação audiovisual promovidas pela Ancine e a regulamentação da tv paga ocorrida em 2011 expandiram de maneira significativa o mercado de trabalho do setor. Hoje a demanda é bem maior do que três anos atrás pelos muitos profissionais necessários à feitura de obras cinematográficas e televisivas. Por motivos que, espero, fiquem claros ao longo deste texto, os roteiristas estão particularmente tocados por esse avanço da atividade, que incide não apenas no aumento das possibilidades de trabalho mas também na qualidade dos roteiros e na relação do roterirista com diretores e empresas produtoras.
Luiz Bolognesi (Bicho de Sete Cabeças, Chega de saudade, Uma história de amor e fúria, BirdWatchers) calcula que entre 300 e 350 roteiristas estão trabalhando profissionalmente no Brasil, um recorde. Estão contratados para projetos de realização (cinema e tv) contemplados nos editais, respondem a ofertas de trabalho oriundas de editais específicos como os da linha Prodav 4 (laboratórios de desenvolvimento) e dos Núcleos Criativos, além da novidade de empresas estarem montando setores de desenvolvimento de projetos, com roteiristas como diretores de criação. Bolognesi: “O trabalho do roteirista é a base, o fundamento da cadeia produtiva do audiovisual. Empregar autores roteiristas em larga escala, pelo país inteiro, é o investimento mais sensível na melhoria da qualidade de toda a cadeia produtiva. É o cerne do maior salto qualitativo que o audiovisual brasileiro já deu em sua história.” :: LEIA MAIS »
- 1