:: 12/jan/2016 . 1:11
VÓ SANTA
Antônio Novais Torres
Uma parteira tradicional conhecida por ‘Santa’, morava em uma pequena cidade e executava os partos que ocorriam na localidade e na vizinhança, por solicitação das parturientes. Não havia, no lugar e nem por perto, médico para um atendimento ou procedimento adequado de saúde, só existia nas grandes cidades ou na capital. Porém a classe pobre, devido a condição financeira precária, recorria aos entendidos para cuidarem da saúde e às parteiras para o devido procedimento.
Quando uma mulher ia “despachar”, contava com o apoio das mais experientes que a auxiliavam no trabalho de parto. Santa era uma das parteiras práticas e determinada. Tomou gosto pelo ofício. Era solicitada para as parturições que ocorriam na região. Diante desse conhecimento prático e de sua disposição, fazia os procedimentos dessa natureza.
Santa ganhou fama e tornou-se referência quando o assunto era parto. Ela passou a ser requisitada em toda a região e era considerada uma pessoa de “boa mão”. Quando surgia algum problema, este era resolvido com orações, mezinhas (raízes, plantas), tratamentos caseiros, que sempre davam bom resultado.
- 1