NEM EDITAL DE LICITAÇÃO

Há dois anos, quando ainda vigorava o racionamento de água em Vitória da Conquista, o Governo do Estado anunciava a construção da Barragem do Rio Catolé com previsão para ficar pronta em cinco anos. Neste período, não saiu nem o edital de licitação e, praticamente, não se fala mais no assunto porque as barragens de Água Fria I e II receberam um bom volume de água das chuvas. A obra está orçada em mais de 160 milhões e só faltam três anos para o cumprimento do prazo. Bota mais cinco anos aí quando vier outro racionamento. É isso aí, no Brasil, as chaves das barragens ficam com São Pedro.

A CHAPADA ARDE

Por falar em dependência de São Pedro para cobrir a incompetência do Estado, só em novembro oito mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina foram destruídos por incêndios. No ano já são 15 mil hectares queimados, o que significa 10% da área. A prevenção e o combate ao fogo dependem dos brigadistas voluntários que denunciam que nem equipamentos recebem do governo estadual. Para onde vão os impostos? Tudo neste Brasil fica a mercê do voluntarismo e da boa vontade. A Chapada vai continuar a arder como a seca nas margens do Rio São Francisco.

USINA SOLAR

A Bahia será o primeiro Estado do país a receber um complexo híbrido de geração de energia eólica e solar, que será construído pela Renova Energia em Caetité, com investimentos de 130 milhões de reais. O projeto terá capacidade instalada de 26,4 megawatts, sendo 21,6 MW de eólica e 4,8 MW picos de energia solar. A usina deverá entrar em operação no início do próximo ano. A Bahia, com sua extensão e ventos fortes em muitas regiões, tem um potencial eólico enorme, mas o mercado ainda é tímido. Depois do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará, a Bahia é o quarto maior na produção de energia eólica, contando com 46 parques e 164 em construção. Tem tudo para assumir a liderança nos próximos anos.

EXÉRCITO NO COMBATE AOS INSETOS

Daria uma boa charge no jornal a ilustração de um batalhão do exército brasileiro armado de metralhadoras, fuzis, bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta combatendo os insetos da dengue nas ruas, quintais e locais abandonados. Imaginou tiros de metralhadoras e bombas em vasilhames d´água! Com o surgimento da doença Zica Vírus que provoca a microcefalia, o governo prometeu agora mandar o exército para as ruas. Também, não fazem nada mesmo! A falta de educação tem muita coisa a ver com a proliferação dos insetos causadores da dengue e outras enfermidades.

VÁCUO OU “BURACO NEGRO”

Muitos diziam por aí que o presidente da Câmara, o cretino do Eduardo Cunha, não tinha mais moral para abrir o processo de impeachment contra a presidente. E eu sempre retrucava: E ele precisa de moral? Agora, com o recesso do Congresso e do Judiciário é que o país vai entrar de vez no vácuo, ou no “buraco negro” do chamado espaço sideral. Com o clima de festas de final de ano, viagens de férias (olha aí os feriadões gente!) e carnaval é que o Congresso não vai mesmo suspender o recesso parlamentar! Agora tudo vira axé, samba, arrocha e pagode! Cadê a luz do final do túnel? Alguém tem uma lanterna aí na mão para clarear esta escuridão?

POLÍCIA REPRESSORA

Com os assassinatos de cinco jovens metralhados no último sábado, no Rio de Janeiro, a polícia militar brasileira, uma das mais violentas do mundo, já matou na última década, segundo a Anistia Internacional, 8.446 pessoas, a maioria de jovens pobres. É a cara do Estado repressor refletida na revolta de uma senhora quando disse que o governo só manda fardas e armamentos para as comunidades, e nada de social. Os brutos e estúpidos, como nos tempos da ditadura, sempre criam artifícios para apagar seus crimes e ficam impunes. A polícia militar precisa ser totalmente repensada.

COISA FEIA!

Já viu coisa mais feia no futebol, que se diz profissional, do que a partida da final da Copa do Brasil entre Santos e o Palmeiras? Com tantas pernadas, bate-cabeças, unhadas, chutadas pro alto, bicudas e rachadas, mais pareceu com o estilo Dunga de jogar! Não vi um lance que merecesse chamar aquilo de futebol. É assim que o Brasil vai disputar a Copa de 2018? Fora Neymar, na atualidade, não temos um craque no futebol nacional, só pernas-de-pau. Até o esporte mais popular do brasileiro vive em crise profunda, a começar pelos picaretas da CBF. O Del Moro e o Ricardo Teixeira não podem pisar os pés fora do Brasil, senão são grampeados. Brasileiro quando morre vai direto para o céu porque aqui já pagou todos os pecados presentes e das vidas passadas. São Pedro já avisou para seus porteiros liberarem qualquer brasileiro, com exceção dos ladrões mafiosos.