DSC_9052

Não bastassem os mistérios, incertezas, encontros e desencontros, as últimas informações envolvendo o novo aeroporto de Vitória da Conquista deixam ainda mais confusas e incertas a construção do terminal de passageiros. Na contramão do anúncio da Prefeitura Municipal, o deputado federal Lúcio Vieira Lima revelou que os recursos da ordem de 20 milhões reais para a referida obra simplesmente não existem.

Como a verba “evaporou”, o empresário José Maria, do movimento “Conquista Voar Mais Alto”, informou que o Governo do Estado decidiu, então, formar uma PPP- Parceria Pública Privada para construir o terminal e outros equipamentos necessários para a conclusão do novo aeroporto que já está com a pista e os acessos prontos para voos, o que significa mais um serviço inacabado no país. Assim fica difícil Conquista Voar Mais Alto.

Outra notícia que corre é que a Governadoria, através da Secretaria de Infraestrutura, estaria negociando a entrada da empresa de aviação Gol para operar no atual aeroporto de Conquista “Otacílio Figueiredo” se somando a Azul e a Passaredo, sobrecarregando mais ainda a precária estrutura da unidade que está mais para um galpão de pouso.

São mistérios de um aeroporto assombrado que se arrastam há mais de dez anos entre reuniões e discussões empresariais e políticas intermináveis. Em tom de ironia, já estão dizendo por aí se tratar do aeroporto do fim do mundo. Enquanto isso, o atual, cheio de transtornos, que chega a paralisar suas atividades no período do inverno, é uma vergonha para a terceira maior cidade da Bahia.

DSC_9060

Com a nova pista e os acessos, além da unidade do corpo de bombeiros, já foram gastos mais de 80 milhões de reais sem nenhuma serventia porque nem a licitação para a obra do terminal de passageiros foi divulgada pelo Governo do Estado. Para ser mais preciso, a nova pista dentro do mato está sendo útil para pousos de urubus.