As palavras de agradecimento do prefeito Hérzem Gusmão, na abertura dos trabalhos do novo ano de 2020 da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, na primeira sessão de ontem (dia 07/02), foram dando lugar a alfinetadas políticas contra os governos passados do PT, principalmente quanto a questão do transporte público, segundo ele, um caos quando assumiu a prefeitura há três anos.

Logo após o discurso do presidente da Casa, Luciano Gomes, o prefeito usou a tribuna e começou agradecendo o legislativo pela aprovação dos projetos encaminhados pelo executivo, citando os pedidos de empréstimos para obras de infraestrutura da cidade, a criação da guarda municipal, o plano diretor urbano ainda em tramitação, dentre outros que estão viabilizando mudanças de melhorias para a comunidade.

Uma das sessões da Câmara de Vereadores em 2019 – foto de Jeremias macário

Críticas políticas

Seus agradecimentos se estenderam também aos servidores públicos em geral, com destaque para seu secretariado, mesmo aqueles que já deixaram o governo e prestaram bons serviços à população. A partir daí o prefeito, passou a tecer uma série de críticas políticas aos governos passados (estamos em ano eleitoral), como a difícil situação das finanças do município e do estado de falência da empresa Emurc, que realiza projetos de construção, e foi reerguida em seu mandato ainda vigente.

Hérzem Gusmão, durante sua fala, fez um balanço de suas atividades nestes três anos de governo, como reforma de praças, abertura de calçadões na cidade, asfaltamento de ruas e avenidas no centro e em diversos bairros, estruturação do transporte público com a contratação de empresas para substituir a falência da Viação Vitória, serviços na área de mobilidade urbana no sentido de desafogar mais o tráfego de veículos e ordenamento na Secretaria de Educação, com  aplicação de medidas de aprendizagem aos moldes do município do Sobral, no Ceará, onde ele esteve em visita.

Além de outras obras enumeradas em seu relatório de improviso, Gusmão disse que neste ano vai realizar muito mais por Conquista, como a reforma do Terminal Lauro de Freitas, a instalação da guarda municipal e o plano de saneamento básico em parceria com a Embasa, que ainda se encontra em estudo, para ser aprovado pela Câmara. Apesar de não contar com a maioria do legislativo, conforme assinalou, Hérzem afirmou que tem a aprovação da maior parte da população e também de opositores que depositam confiança em seu trabalho.

Agradecimentos e uma CPI frustrada

Coube ao presidente da Câmara, Luciano Gomes, abrir os trabalhos da primeira sessão do ano, depois dos hinos nacional e de Conquista. Também fez seus agradecimentos a todos os 21 colegas da Casa, aos servidores e acrescentou que o legislativo cumpriu com seu papel em 2019, mantendo a sua independência, mas atuando de forma harmônica com o poder público municipal em benefício do município.

Em números, apontou os projetos de lei aprovados, as moções de aplausos, as indicações, requerimentos feitos e o trabalho das comissões, como a CPI que investigou os altos preços dos combustíveis cobrados na cidade. Luciano citou outras atividades realizadas e adiantou que, com coragem, independência e firmeza, a Casa vai continuar sendo do povo. Lembrou da implantação do Memorial da Câmara, e aproveitou para convidar a população para prestigiar a exposição que será realizada no mesmo espaço em homenagem aos ex-presidentes, no próximo dia 13.

Acontece que a CPI dos combustíveis, na verdade, terminou em frustação para os consumidores que são obrigados a pagar o custo do cartel existente entre os donos dos postos. Em relação a outras cidades, os preços por litro de combustível estão entre os maiores do Estado, embora o produto seja transportado de Jequié, distante apenas 150 quilômetros de Conquista.