Estamos em pleno clima natalino e nem é preciso dizer que as coisas se repetem, com a mesma ansiedade de comprar e comprar, todos induzidos pelas propagandas com o empurrão da mídia. A ordem é consumir e consumir o quanto puder e se endividar para depois negociar, sem falar na sujeira do planeta. Tem aquela frase de praxe que é “Feliz Natal”!  Papai Noel é o ponto alto da festa. O Cristo não passa de um coadjuvante.

Tem os presentes para os familiares, o do antigo amigo secreto, o chocolate, as nozes, as castanhas, as lentilhas, o tradicional peru e outros produtos importados para encher a pança. Estou falando para a classe dos abonados. Para os pobres tem as doações, as cestas básicas e o Natal sem fome. As matérias jornalísticas são as rotineiras, bem como os rituais de saudações, abraços e tapinhas nas costas.

Confesso que costumo misturar uma coisa com outra, mas que tem algo a ver com a pauta em questão. É que são tantos assuntos para abordar que fico atordoado. Mesmo assim, pegando o gancho do Natal, tem aqueles que se reúnem em grupos corporativistas e resolvem dar presentes para si mesmos com o dinheiro dos outros e ainda tentam justificar o injustificável.

Estou falando do caso de políticos e magistrados que em final de ano costumam dar seus presentes com recursos do povo. No caso especifico de Vitória da Conquista, os vereadores aprovaram numa votação relâmpago, que levou exatos 45 segundos (sexta-feira 15/12), conforme informou meu companheiro jornalista Juscelino Souza, o aumento de 55,86% dos seus próprios salários, passando de pouco mais de 12 mil reais para dezoito mil e setecentos e quarenta e dois, sob o argumento de que estão sem reajustes desde 2013. Esse reajuste, a partir de 2025, representará o segundo mais alto entre os dez maiores municípios baianos.

Por outro lado, a Câmara de Conquista, como já comentei aqui, carece de uma maior transparência para que o povo fique sabendo o que está ocorrendo com as verbas públicas. Pouca gente sabe que os vereadores já haviam aprovado, no último dia 04/12, um aumento na verba de gabinete de 30 mil para 50 mil (manutenção da estrutura funcional dos gabinetes) no decorrer de apenas dois anos.

Além dessa verba de gabinete, os parlamentares ainda têm direito a dois mil e seiscentos para cobrir gastos com despesas necessárias ao desempenho do mandato e trezentos reais para ligações telefônicas, sendo que os membros da Mesa Diretora podem gastar até mil reais. Cada vereador tem um carro com combustível pago pela Casa.

Pelo que ganham, inclusive com as verbas de gabinete e outros penduricalhos, carros, combustível (olhe aí as rachadinhas!), é de dar pena! Só faltam pedir uma vaquinha para a sociedade. Coitados, pelo que tanto trabalham, eles merecem ser bem recompensados! Antigamente vereador era como os conselhos municipais que nada recebiam. Não se esqueçam que o número de parlamentares vai passar de 21 para 23 nas próximas eleições.

Pela realidade socioeconômica brasileira dos salários mínimos, das desigualdades sociais tão profundas (as maiores do mundo), pela pobreza extrema de milhões de famintos, pelas moradias em casebres e favelas em ruelas e becos de esgotos a céu aberto, os salários dos parlamentares em geral e dos magistrados, especialmente dos tribunais de ministros, deveriam ser congelados até que o país saísse desse quadro de miséria.

Hoje um ministro do Superior Tribunal Federal ganha quase 42 mil reais por mês (tem quase três meses de férias), passando para 44 mil a partir de fevereiro de 2024 e para 46.300,00 em 2025. Na magistratura brasileira existem casos aberrantes onde existem juízes que recebem mais de cem mil reais em seus contracheques, depois de uma série de bônus. Tentaram corrigir essas distorções e não conseguiram.

Um deputado federal ganha quase 34 mil e um senador recebe por mês mais de 39 mil reais.  Esses salários correspondem a 15 vezes mais do que a renda média dos brasileiros. A remuneração de um parlamentar é maior do que a do chefe do executivo. Aqui não se está colocando as verbas indenizatórias e outros benefícios. Por essas e outras, o Congresso Nacional é um dos mais caros do mundo.

A aprovação de aumentos pode ser legal e constitucional, de acordo com a lei carimbada por eles mesmos, mas é imoral e injusta. Quando se fala nisso, o cara é logo taxado de esquerdista comunista, sem contar moralista metido a merda. Enganem os idiotas, incultos, alienados e os submissos, mas não a todos por tanto tempo. Estão aí as latentes discrepâncias da nossa democracia, em resumo as injustiças sociais nela embutidas.