Com a realização de debates literários, palestras, simpósios, oficinas, exposição e lançamentos de livros de escritores locais e da região, inclusive de Vitória da Conquista, a I FLITA – Feira Literária de Itapetinga foi mais um encontro, entre tantos outros na Bahia, que contribuiu para o incentivo da leitura e a divulgação de obras de nossos autores, principalmente de novos talentos.

De 30 de novembro a 2 de dezembro, o evento contou com a iniciativa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb, Fundação Pedro Calmon, parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, dentre outras instituições ligadas ao setor, como da Academia de Letras de Itapetinga.

Com um formato diferenciado, as atividades da I FLITA aconteceram em diversos pontos da cidade, como na Uesb, Vila Operária, Academia de Letras e na Concha Acústica onde os escritores apresentaram suas obras. Essa diversificação de lugares terminou esvaziando o público interessado em conhecer os trabalhos dos autores devido a questões de deslocamento.

Essa crítica foi feita pelos próprios escritores presentes numa reunião informal com os curadores Luciano, Sibely Nery e a própria Roberta Caetano que atenderam muito bem a categoria e prometeram fazer algumas correções no próximo evento. Uma delas será a de organizar a feira num só ponto da cidade, para facilitar uma maior participação dos interessados no sentido de atingir um melhor aproveitamento das palestras e dos lançamentos de livros.

Os escritores, editores, poetas, contadores de histórias, cordelistas, livreiros e demais profissionais da arte literária de um modo geral foram bem acolhidos pela Comissão Organizadora da FLITA, especialmente por Roberta Caetano (Beta) e suas colegas de trabalho que estiveram o tempo todo, com total dedicação e presteza, atendendo as demandas dos participantes.

Nossos poetas e escritores José da Boa Morte, que se deslocou lá da capital, Roger Luis e outros que se fizeram presentes, se sentiram satisfeitos com o atendimento dos curadores e assistentes do evento, apenas observaram que, por questões de logística, a Feira deveria ter sido concentrada num único lugar e não em pontos diferentes da cidade.

Foi mais uma Feira Literária realizada na Bahia (Vitória da Conquista também fez a sua em novembro) que significa uma injeção de ânimo em nossa cultura, contemplando todas as linguagens artísticas, inclusive a rapaziada e as mulheres do Hip-Hop que deram seu recado na Concha Acústica.