TRÂNSITO FAROESTE

Absurdo, estúpido, caótico, selvagem ou do tipo faroeste onde o gatilho é a suprema lei. Não existe mais termo apropriado para classificar a bagunça que se tornou o trânsito de Vitória da Conquista. As infrações superam de longe o respeito às leis de trânsito. Parar e ligar o alerta em filas duplas na Otávio Santos, Siqueira Campos e imediações do centro virou coisa normal. O imbecil acha que com o sinal de alerta pode tudo. Estacionar nas calçadas e nos locais onde tem o sinal de proibido também pode. Fiscalização de guardas, nem pensar! A Zona Azul empacou numa licitação cujo texto está em aramaico antigo, difícil de decifrar.

TRÂNSITO 001 - Cópia

E os donos dos locais públicos! É a casta superior privilegiada dos demais (ainda falam que todos são iguais) que coloca seus cones e letreiros em frente de suas empresas e órgãos públicos. Essa elite privatiza, literalmente, o espaço. Ministério Público tem seus espaços; Sebrae tem o seu reservado; secretarias do governo têm os seus; lojas de veículos também; escritórios advocatícios e o resto que não tem representação no poder que se lasque. Essa parte só serve para ser contribuinte escravo resignado para sustentar a burguesia que abre a boca pra falar de justiça social. É muito afronta e falta de respeito!

Na Praça Barão do Rio Branco fica um amontoado de carros, tornando difícil a circulação dos pedestres. Na Rua Sete de Setembro os motoristas estacionam seus veículos numa área proibida, congestionando o tráfego. Dirigir em Conquista é risco de vida. Na tarde de quarta-feira (dia 11 de maio), por exemplo, flagramos dois acidentes, um na Bartolomeu de Gusmão envolvendo um motoqueiro, e outro na Avenida Filipinas entre um caminhão e um carro pequeno. O mais grave é que os condutores envolvidos nos acidentes não providenciam a retirada dos carros da pista, como manda a lei, fechando completamente a rua.

TRÂNSITO 004 - Cópia

TRÂNSITO 002 - Cópia

ANEL DA MORTE

Concebido há mais de dez anos para evitar a passagem de veículos pesados pelo centro, através da Avenida Presidente Dutra (hoje Avenida Integração), o Anel Viário de Vitória da Conquista, ou o “Anel da Morte” como vem sendo chamado, já corta hoje vários bairros da cidade por culpa dos poderes públicos que fizeram vistas grossas para as construções de casas às margens da pista (Rio-Bahia, ou BR-116) e nas encostas da Serra do Periperi. Por conta disso, os acidentes com mortes têm sido constantes, principalmente nos trevos de acesso para Brumado, bairro de Campinhos, Urbis VI, Centro Industrial e Barra do Choça onde deveriam ter sido edificados viadutos, conforme constava do projeto original. O dinheiro o gato comeu.

UFANISMO E PATRIMÔNIO

Nunca na história deste país, nem no período do “ame-o ou deixe-o” do regime militar, um presidente da República ocupou uma cadeia de rádio e televisão para expor um ufanismo exagerado, às vésperas da abertura de uma Copa. Dirigindo-se aos jogadores, Dilma Rousseff foi incisiva: “Vocês materializam um precioso patrimônio do povo brasileiro. A Seleção representa a nossa nacionalidade. Está acima do governo”. E concluiu: “O povo apoia e confia em sua Seleção. Estamos todos juntos para o que der e vier”. Este desabafo é uma colaboração do prestigioso jornalista e companheiro Carlos Gonzalez que grita:

Pacheco, desperte para a realidade!

SANEAMENTO BÁSICO

De acordo com dados científicos, o Brasil tem 13% da água doce do planeta, mas 14 milhões não dispõem de água encanada em suas residências, e 33 milhões vivem sem coleta de esgoto. Saneamento básico só existe em 55% dos municípios. Entre 200 países, o nosso país ocupa a 112ª posição na área de saneamento. Na Bahia, 3,3 milhões de unidades não têm coleta de esgotos, o que deixa o estado em último lugar no Brasil. São pesquisas do Instituto Trata Brasil. Nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), 0,581, está abaixo do Equador, Omã e Egito. Falar de educação, saúde e segurança é entrar em depressão. É este o país que está sediando a Copa do Mundo com 12 suntuosos estádios construídos com dinheiro público. Nosso povo adora ser submisso.

NOSSO DINHEIRO AO VENTO

Somente depois de dois anos pagando 15 milhões de reais por mês (360 milhões) à Renova Energia, sem gerar energia, a Chesf, finalmente, concluiu a linha de transmissão do conjunto eólico do Alto Sertão nos municípios de Caetité, Guanambi, Igaporã e Bom Jesus da Lapa. Durante este período, o Brasil pagou por uma energia que nunca foi utilizada. As multas aplicadas à Chesf saíram do nosso bolso. Pagamos uma conta que se foi ao vento.  ”O homem nasceu livre, mas em toda parte eu o vejo acorrentado” – Jean-Jacque Rosseau.

ÊTA POVO OTÁRIO!

“As irregularidades nas construções das obras (estádios de futebol) da Copa do Mundo serão investigadas e os culpados serão rigorosamente punidos dentro da lei”. “Vamos apurar e punir os policiais envolvidos nesta ação criminosa”. Dá pra acreditar nestes chavões e bordões tão caricatos dos caras de pau? Somos mesmo otários e submissos como um rebanho que se leva facilmente ao matadouro. “A seleção brasileira de futebol é o patrimônio do Brasil”. Também queria o quê? Não somos reconhecidos lá fora pela cultura (nunca tivemos um prêmio Nobel), pela produção de fármacos, produtos de alta tecnologia, pelo alto índice de desenvolvimento humano e outras qualificações que erguem a autoestima de qualquer cidadão. O futebol, no país das chuteiras, é a única autoestima do brasileiro. É uma pena!

IMPRESSIONANTE MESMO!

A pesquisa do instituto americano Pew Research Center, em análise sobre o desempenho do atual governo, constatou que 86% dos brasileiros consideram o governo inepto no combate à corrupção, 85% estão insatisfeitos com a situação de insegurança pública, 85% repudiam os serviços de saúde, 76% desaprovam o sistema de transporte, 71% não concordam com a política externa, 71% acham péssima a educação, 67% se posicionaram contra as preparações da Copa do Mundo, 65% revoltam-se com a pobreza e 63% estão em desacordo com a situação da economia (o setor que mais deteriorou). É impressionante! Mas, é só o circo abrir e todo mundo cai dentro. Esquecem todas as mazelas e roubos. Para a maioria, as eleições são a solução para mudar esse quadro e ainda acredita que nossa democracia é representativa. Êta povo cansado de apanhar!