A sociedade hipócrita e desigual que cria bandidos e marginais violentos, é a mesma que comemora o fim deles através de uma violência ainda maior, coisa que nem se faz hoje no caso de uma fera selvagem. Houve uma inversão de valores. O fim trágico do criminoso Lázaro Barbosa, crivado de balas, foi comemorado por cerca de 300 policiais que não tiveram a competência de prender o indivíduo nos primeiros dias de sua fuga.

São bárbaros comemorando a barbaridade. Ao fim de uma caçada de quase 20 dias, com um aparato pesado de helicópteros, drones, armamentos, viaturas e cachorros farejadores, fizeram rituais de vitória e soltaram fogos. Aproveitaram o emocional de um povo que pouco pensa e reflete para dar uma demonstração de guerra vencida. Isso é uma covardia!

Fosse um bicho qualquer, a morte por armas de fogo teria uma grande repercussão entre as sociedades de proteção dos animais e até dos ambientalistas. Até o governador de Goiás e o secretário de Segurança Pública usaram do momento para fazer seus marketings, pousando de heróis. Infelizmente, isso ainda acontece no Brasil e em algumas sociedades atrasadas.

A sociedade cega, muda, surda e irracional aplaude a ação de comemoração quando deveria lamentar porque fomos nós mesmos que criamos monstros quando elegemos governantes que nunca priorizaram a educação, e foram os responsáveis pelo agravamento das desigualdades sociais no país. É correto comemorar a morte de um ser humano, seja ele quem for?

Outros Lázaros surgirão. Aliás, estão aí dentro das penitenciárias e fora delas. Nos acostumamos com as barbaridades cotidianas dos crimes hediondos e com a violência policial que só gera mais violência. Sinceramente, não vejo nada para comemorar, principalmente nesse caso específico de Lázaro.

Deveríamos nos penitenciar por vivermos num país desumanizado e violento que prefere criar mais penitenciárias, gastar altas somas com armas, tanques, viaturas e policiais despreparados, para combater um mal que poderia ter sido evitado se não houvesse tanta exclusão, ignorância e pobreza.

Depois de tantas atrapalhadas, de provas de incompetência e gastos desnecessários com o dinheiro público (não se sabe o custo dessa mobilização), comemorar o quê? Confesso que me sinto constrangido quando vejo essas imagens de festa e pronunciamentos hipócritas dessas “autoridades” que aproveitam da desgraça social para se aparecer e capitalizar votos. Deveriam ter vergonha na cara e não fazer comemorações quando se mata um ser humano que não teve o amparo que merecia quando entrou no crime!