A boiada está passando literalmente no Amazonas com a derrubada e a queima da floresta por grileiros de terras e madeireiros, com a anuência do governo federal que sucateou o Ibama e o CnBio. Em mais alguns anos as novas gerações de estudantes só vão conhecer esse bioma nas escolas através de fotografias.

Em pouco mais de dois anos de governo do capitão-presidente e do playboy do Meio Ambiente, o estrago já foi feito. É um verdadeiro genocídio que estão cometendo contra a nossa natureza e, de tabela, para o planeta. Outro genocídio, além de vidas humanas nessa pandemia, é contra a liberdade de imprensa onde o Brasil está numa classificação das piores do mundo.

CARTA À EMBAIXADA

Infelizmente, não consigo expressar coisas positivas. Os governadores enviaram uma carta à Embaixada dos Estados Unidos relatando a destruição e pedindo socorro, só que não vai resultar em muita coisa. Além dos desmatadores, temos os garimpeiros jogando mercúrio nos rios e riachos.

A Amazônia está sendo transformada numa grande pastagem de bois. O ilegal está sendo legalizado, para vender carne bovina para o exterior, enquanto aqui o pobre não pode comprar um quilo da proteína por causa do alto preço. Vai tudo para o mercado externo que rende mais lucros para os capitalistas rurais.

Em meu entendimento, a missiva deveria ter outro conteúdo bem explícito, dirigida à nação, solicitando a renúncia, ou afastamento do presidente antes que aconteça o pior, aliás já está ocorrendo. No futuro, a história não vai nos perdoar. A situação é gravíssima e não saímos das picuinhas partidárias onde cada um só está preocupado em defender sua sardinha.

Depois dos desmatamentos entram as chamas que ardem, impiedosamente, a Floresta Amazônica. O cerco foi fechado com o desmantelamento dos órgãos, e a indicação dos genocidas. Os próprios servidores denunciam que a partir de agora todos relatórios e multas contra infratores são obrigados a passar pelo crivo dos chefes que seguem a regra de “um manda e o outro obedece” do general.

Precisamos de menos blábláblá, falatórios, depoimentos, cartas e mais ação dos brasileiros e das instituições defensores do meio ambiente.  Não há mais tempo para esperar. Cada árvore derrubada e queimada é menos ar para respirar, menos animais, mais rios secos e mais índios expulsos e mortos. É a extinção de tudo que foi construído há milhões de anos.

Outro crime que nos igual à Venezuela e a outros países ditadores da América Central, da Ásia, da África e do Oriente Médio é o que está sendo perpetrado pelo atual governo federal contra a liberdade de imprensa, com ataques diretos aos jornalistas pelo capitão, com xingamentos, humilhações, palavrões de baixo calão e até com ameaças físicas.

Democracia no conceito dele é uma via de mão única onde ele dita sua ordem, suas ideias negacionistas, sua ideologia retrógrada e autoritária, seus preconceitos racistas e homofóbicos, e todos têm que obedecer. Para ele, uma ditadura é uma democracia. Ele se considera o rei monarca intocável que não pode ser contestado.