Como já era esperando no “toma lá, dá cá” entre os poderes, depois da aprovação do empréstimo de mais de 60 milhões de reais feito pelo executivo à Caixa Econômica, agora os vereadores estão cobrando do prefeito Hérzem Gusmão a contrapartida de suas emendas através de obras em suas zonas eleitorais, tanto nos distritos como nos bairros da cidade.

O bombardeio foi quase geral, ontem (dia 28/02), na sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, inclusive com críticas veladas de que o prefeito não tem atendido as indicações e os projetos de lei encaminhados pelos parlamentares. Não pouparam os secretários que, conforme os cobradores pelos serviços, não têm dado importância às solicitações dos vereadores.

A fala de Hermínio Oliveira foi a mais veemente, em tom de desabafo, e pediu que a Casa tome uma atitude para que o prefeito respeite as indicações e os projetos formulados pelo legislativo. Ele foi bem enfático quando destacou que o prefeito não está cumprindo com as emendas de recursos feitas pelos vereadores

Canalhas e carniças

A manifestação dos insatisfeitos só foi quebrada com o pronunciamento do vereador David Salomão, que começou afirmando que o país está de cabeça para baixo, e meteu o sarrafo no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, endossando a convocação do capitão-presidente da República para que o povo se levante nas ruas do país conta essas instituições.

Em seu discurso da Tribuna, chamou os deputados de canalhas e carniças, que estão querendo 30 bilhões de reais do governo federal. Na ocasião, atacou os cantores Kanário e Daniela Mercury – segundo ele, só esta recebeu 700 mil reais de cachê pago pelo – que destrataram abertamente a polícia militar, com termos pejorativos como “bundas moles”, durante o carnaval de Salvador. Lembrou que Daniela mandou o povo “tomar naquele lugar”.

De um modo geral, a sessão de ontem teve como maior alvo o prefeito, inclusive no que tange à precariedade na área da saúde, mas houve um momento de descontração com os parabéns dirigidos à vereadora Lúcia Rocha, em homenagem ao seu aniversário.

O parlamentar Cícero Custódio criticou a precária situação da saúde no município, citando a greve dos médicos na Santa Casa da Misericórdia onde muitos pacientes não estão sendo atendidos, e informando que a prefeitura não está fazendo o devido repasse de verbas. Outro que tratou da questão da saúde, criticando as filas enormes na Central de Marcação e a falta de equipamentos nos postos, foi Waldemir Dias

Coriolano Moraes voltou a acusar o estado de caos no setor do transporte público, e atacou o prefeito que, de acordo com ele, não está executando os projetos que a Câmara tem aprovado e enviado.

Ainda sobre as empresas de ônibus que rodam na cidade, Waldemir Dias declarou não entender os critérios da prefeitura quando libera recursos para a Viação Rosa por quilômetro rodado, enquanto que, para a Cidade Verde, é por passageiros transportados. Disse que a licitação prometida para escolha de uma nova empresa nunca é realizada.

Seu colega Edmilson Oliveira denunciou um acordo esdrúxulo que um preposto do governo municipal fez com um empresário, dispensando as multas em troca de material elétrico para iluminação de um campo no distrito de José Gonçalves. Ele quer que o legislativo forme uma comissão para apurar esse tipo de negociação, segundo ele, ilegal.