É, o Brasil virou um território de tragédias e uma sucessão de absurdos por conta dos governantes que tivemos nos últimos anos, com roubalheiras e escândalos. O povo sempre leva a pior num completo cenário de impunidades. Uma catástrofe vai roubando a cena da outra, como a Amazônia em chamas, e agora o desastre do óleo nas praias do Nordeste e o desabamento num prédio de sete andares em Fortaleza, no Ceará.

Não dá para acreditar nessa de que Deus é brasileiro. Aliás, Ele não tem nada a ver com as trapalhadas dos trapalhões que há séculos fizeram do nosso país uma terra de ninguém. Criminosos mais procurados em outras nações entram em nossas fronteiras, e só muitos anos depois é que descobrem. Agora vem o óleo do mar sujar nossa costa nordestina e ninguém sabe detectar qual navio despejou essa carga poluidora e destruidora do meio ambiente.

SEM PROTEÇÃO

A sensação que temos é que o nosso Brasil não tem vigilância e proteção. O tráfico de drogas e armas corre solto nos limites do Paraguai, Bolívia e Colômbia, principalmente. Gostaria de saber, qual o papel fundamental das forças armadas (exército, marinha e aeronáutica)? Defender o país de ações maléficas externas, ou ficar combatendo marginais e bandidos nos morros e apagando fogo nas florestas?

Na época da ditadura civil-militar de 1964, que durou mais de 20 de terror, o maior inimigo era o interno, chamado pelos generais de comunistas e terroristas. E agora, os brasileiros continuam ainda sendo os maiores inimigos? Temos hoje uma pátria desalmada e não amada, como diz o slogan.  Uma pátria que não cuida de seus filhos, não merece ser chamada de amada.

Mas, vamos ao caso do óleo derramada no mar que atingiu todo o Nordeste, sempre essa região sofrida levando a pior, porque ninguém mais comenta o fogo que destruiu milhares de hectare da Amazônia. Depois de mais de um mês do ocorrido, todos órgãos e instituições, chefiados por incompetentes, ficam a bater cabeça, e só dizem que o produto tem procedência venezuelana. Cadê a nossa briosa marinha que até o momento não conseguiu descobrir qual navio cometeu o ato criminoso, que nem isso tem certeza se foi, ou um acidente.

SEM RESPONSÁVEIS E PUNIÇÃO

Aqui é o reino da impunidade, principalmente agora que o homem psicopata e despreparado de extrema-direita deu a senha para a destruição da natureza e incentiva até crianças andarem armadas. Se estava ruim, agora piorou mais ainda. Na nossa “pátria amada”, sempre está desabando um prédio com inúmeras mortes, como agora, em Fortaleza. Aliás, como tantos outros, o edifício de sete andares nem existia, porque há 40 anos não tem registro e alvará na prefeitura.

Logo que a desgraça acontece, a mídia começa a entrevistar Corpo de Bombeiros, Conselho de Engenharia, prefeitura e outros órgãos, e nunca aparece os verdadeiros responsáveis porque um fica jogando a “batata quente” para o outro. Se não existe responsáveis, também não há punição, e logo ocorre outro desmoronamento com 10, 20 e até mais de 50 mortes. Aí começa o “blábláblá” de sempre.

Só para lembrar, meus amigos, o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior de Justiça, a própria Câmara dos Deputados e o Governo juntos vão abrir as portas para soltar os poucos punidos pela Operação Lava Jato, acabando com a prisão dos julgados em segunda estância. Agora o criminoso vai poder recorrer “ad infinitum” até prescrever. Uma coisa é certa, só vai beneficiar os ladrões e bandidos de colarinho branco.