“O valentão não aguenta um tranco” –  foi o que proferiu o prefeito de Nova Iorque a respeito  do capitão- presidente, ou capitão Bozó, e isso ficou demonstrado nos primeiros protestos de rua contra os cortes na educação, quando o próprio chamou os manifestantes de idiotas e inocentes úteis, sendo conduzidos como massa de manobra. No entanto, pelo seu feitio de declarações alopradas e absurdas, sua reação não foi nenhuma novidade, e ainda colocou mais lenha na fogueira.

O movimento aconteceu em todas capitais e grandes cidades do país, como em Vitória da Conquista, que conseguiu colocar nas ruas cerca de cinco mil pessoas entre professores, estudantes, trabalhadores e outras categorias. Aqui na Bahia, as universidades estaduais estão também passando por apertos e reduções em seus orçamentos. Em Conquista, o movimento tomou as principais ruas e praças do centro, com cartazes, como os que diziam que educação não é mercadorias, e que gasto na educação é investimento.

Enquanto isso, ontem (dia 15/05), a Câmara de Vereadores em sessão mista prestou uma homenagem ao Dia do Assistente Social, e a classe entrou no recinto do plenário com tarja preta na boca em defesa dos direitos humanos e contra os atos de racismo no país. Os assistentes sociais também deixaram claro que querem mais respeito e consideração, com mais políticas públicas voltadas para á área social.

Ainda na Câmara de Conquista, que empossou o novo vereador Edvaldo Santos Ferreira Júnior, suplente de Gilmar Ferraz, que pediu licença para assumir a Secretaria de Agricultura do Município, a parlamentar Nildma Ribeiro elogiou o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais e bradou contra a matança de negros e pobres. Na ocasião, também se posicionou contra a retirada de conquistas adquiridas ao longo dos anos pelas minorias, como as dos LGBTs.

Posse do novo vereador Edvaldo Ferreira Junior

CONTRADITÓRIO

Ao criticar estudantes que, segundo o capitão Bozó, não sabem a fórmula da água e são atrasados, como proceder com o corte de verbas na educação, afetando pesquisas e bolsas de especialização nas universidades? Não se trata de um ato insano e contraditório? Se o nível do ensino é baixo, então a educação necessita de mais dinheiro e prioridade, e não de cortes e contingenciamentos como alardeiam a turma do seu governo e aliados.

São absurdos encima de absurdos, e ainda coloca a culpa de tudo nos governos do PT. A sua maior ideologia é a do atraso de extrema-direita, fazendo tudo como forma de vingança contra as esquerdas, quando, na verdade, é o brasileiro em geral que será alvejado com a regressão do conhecimento e do saber, inclusive na filosofia e na sociologia.

Chamar os manifestantes de bandos de militantes e massa de manobra só faz piorar as coisas e irritar mais a população, cuja maioria votou nele. Essa grande maioria, que acreditava que na presidência ele iria mudar seu comportamento e a forma de agir, deve estar agora pensando que se enganou, ou foi mais uma vez iludido.

Nas primeiras manifestações de peso, o capitão Bozó fraquejou e demonstrou que continua no mesmo tom das declarações raivosas quando exercia o cargo de deputado federal, onde destilava sua ira contra as mulheres, gays e negros, principalmente.  Como uma pessoa reconhece que a educação no país é de baixa qualidade e, ao mesmo tempo, corta verbas do setor. O correto seria priorizar o ensino em todos os níveis para que ele saia do sucateamento em que se encontra.

Os estudantes e ´professores reagiram contra seus impropérios e  terminaram colocando mais gente nas ruas por terem se sentido ofendidos com seus palavrões de idiotas e inocentes úteis. Mostrou que nunca deveria exercer o cargo de presidente da República, para o qual fora eleito com o voto de raiva somente para estraçalhar com o PT que não manda mais em nada.

O governo e seus coligados argumentam que os cortes, ou contingenciamento (seja lá o que for), foram necessários porque a arrecadação caiu, mas logo na educação?  O próprio capitão foi para o Texas (estado racista dos EUA) com o dinheiro do povo, para receber uma homenagem, contestada à presença da sua pessoa em Nova Iorque.

Ninguém falou ou propôs cortar as inúmeras mordomias e privilégios dados às castas dos políticos do Congresso Nacional, das assembleias estaduais e das câmaras de vereadores municipais. No judiciário, as mamatas continuam intocáveis, e aumentou mais ainda os reajustes dos salários dos magistrados. Os marajás do executivo permanecem mamando nas tetas da nação. Por que logo o pau baixou na educação? Esperem que vêm mais horrores por aí.