Numa homenagem ao poeta, professor e jornalista Maneca Grosso, nascido há 150 anos (100 do seu falecimento), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista inaugurou ontem (dia 04/04) o espaço histórico do “Memorial Câmara”, com a exposição de personalidades conquistenses, fotos antigas dos intendentes coronéis, presidentes do legislativo, mulheres vereadoras e importantes desde a formação da cidade, painéis digitais sobre a história da vila até os tempos atuais e outros equipamentos que resgatam os acontecimentos de Conquista.

Foi como entrar no túnel do tempo desde o século XVIII quando aqui chegou o fundador do arraial João Gonçalves da Costa (não foi feito referências), o primeiro conselho que comandou a cidade, os índios que habitaram esta terra até os dias atuais. O presidente da Câmara Luciano Gomes, numa apresentação de vídeo, chamou a atenção para a importância do Memorial como mais um equipamento cultural que irá contribuir para que os conquistenses conheçam mais sua história.

Luciano disse ainda esperar que o local seja agora visitado por professores, pesquisadores, jovens estudantes, turistas e pessoas interessadas em conhecer suas origens. O Memorial, localizado na Rua Zeferino Correa, 19, onde funcionou a antiga Câmara, é um espaço voltado para exposições e eventos que tem por objetivo reavivar a memória sociopolítica e cultural de Conquista. Estiveram presentes à inauguração, vereadores, jornalistas, professores e outros convidados.