Numa plenária de pouca gente, os debates da sessão da Câmara de Vereadores de ontem (quarta-feira, dia 20) se concentraram nas questões dos estragos provocados pelas fortes chuvas que caíram em Vitória da Conquista na tarde do último domingo. A polêmica girou em torno dos parlamentares da situação e da oposição, onde a bancada do atual governo condenou os mandatos passados do PT pelos transtornos na cidade quando acontece um temporal que deixa ruas, avenidas e casas alagadas.

Mas, não foram somente as chuvas que criaram tantos bate-bocas. A construção de uma rotatória na BR-116 que dará acesso ao novo aeroporto, como uma saída para ser logo inaugurado, foi também alvo de críticas. O prefeito Herzem Gusmão e vereadores da base defendem que o Governo do Estado faça, em definitivo, um viaduto sobre a pista, enquanto outros acham que o tempo é curto e a rotatória resolveria o problema, deixando o viaduto para depois.

Para um dos membros do Movimento em prol do aeroporto, empresário José Maria, exigir a construção do viaduto agora, faltando poucos dias para ser inaugurado, é uma forma de protelar a entrega da obra que pode ficar abandonada e se tornar num elefante branco. Para ele, a rotatória seria uma solução não permanente para que o aeroporto entre logo em funcionamento.

Chuvas e homenagem a Heleusa

O vereador Coriolano de Moraes, do PT, aproveitou a tribuna para fazer uma homenagem à professora Heleusa Câmara que faleceu recentemente e deixou um grande legado de cultura e sabedoria para a cidade. Para Coriolano, ela foi uma das maiores intelectuais de Conquista e exerceu vários cargos na área da educação, se destacando como criadora do Proler que incentivou muita gente a adquirir conhecimento através dos livros.

Com relação aos estragos das chuvas no último domingo, os parlamentares Álvaro Phiton e David Salomão, principalmente, levantaram duras críticas aos governos passados do PT que, segundo eles, não realizaram obras de drenagem, indagando o quê fizeram com o dinheiro público que receberam. Viviane Sampaio, do PT, rebateu as insinuações como a mesma veemência, afirmando que eles aproveitam o momento para fazer palanque político, e que só falam, sem provar as acusações feitas. Valdemir Dias, do PT, desmentiu o prefeito quando disse que a drenagem do Estádio “Lomantão” foi feita na década de 60. Segundo ele, foi realizada no governo de Guilherme Menezes, e que o trabalho comprovou a eficiência no escoamento das águas.

Salomão também usou a tribuna para condenar a Via Bahia que está anunciando um novo aumento de 30% nos pedágios da BR-116 e 324, de Salvador até a divisa com Minas Gerais, enquanto não executou as obras que estavam no contrato de concessão, como a duplicação da pista. Com palavras de xingamentos, atacou os deputados estaduais que não reagem, e ficam inertes com o governo estadual, sem nada fazerem para cobrar as obras da Via Bahia. De acordo com ele, não deveria nem haver pedágios porque é inconstitucional.

O vereador e pastor Sidney misturou proteção aos animais que vivem nas ruas, com a colocação de bebedouros, comedores e implantação de um centro de controle de zoonoses, com defesa dos consumidores conquistenses que são constantemente lesados. Nildima Ribeiro, do PC do B, foi no mesmo tom e pediu mais atenção da Câmara quanto à proteção dos consumidores, e citou a atuação da comissão dos direitos humanos e das mulheres. Lúcia Rocha falou em defesa dos moradores do distrito de Inhobim,  e pediu mais obras por parte do poder público.