Mais uma vez, a questão dos transportes coletivos urbanos de Vitória da Conquista foi alvo de críticas pelos vereadores na sessão de ontem (dia 17/10) na Câmara Municipal, depois da aprovação da pauta de projetos e indicações de títulos a novos cidadãos da cidade, que serão entregues neste final de ano.

Os vereadores também prestaram uma homenagem ao professor pela sua data comemorada no último dia 15 de novembro, lembrando sua importância na sociedade, embora ainda seja uma profissão desprestigiada pelo poder público e pouco reconhecida no país, conforme citaram em suas falas.

O parlamentar e professor Coriolano Moraes começou seu discurso lamentando que o mestre da sala de aula ainda é uma categoria que não tem o seu valor merecido, mesmo diante dos grandes sacrifícios para cumprir suas tarefas de ensinar, sem salários justos e condições dignas de trabalho em escolas em estado precário.

Na ocasião, Coriolano usou seu tempo na tribuna para denunciar o aumento das tarifas de ônibus na maneira como foi feito, sem ouvir o Conselho Municipal de Transportes, pegando os usuários de surpresa. Disse que o sistema é administrado sem planejamento, citando a recente falência da Viação Vitória, que causou o desemprego de mais de mil pessoas.

Ainda em relação ao setor, destacou a proliferação do transporte clandestino na cidade que termina prejudicando financeiramente as empresas legalizadas. Segundo ele, os veículos ilegais que rodam na cidade reduzem o número de passageiros nos ônibus que terminam ficando inviáveis em termos econômicos, exigindo recomposição das tarifas além do permitido, para ajustar aos seus custos.

No mesmo tom contra os aumentos das passagens, maiores que em outras cidades do mesmo porte no país, se pronunciaram os vereadores Álvaro Pithon, Cícero Custódio e David Salomão. Este último teceu duras críticas e conclamou a Casa a não aceitar que a prefeitura reduza o ISS (o imposto sobre serviços) das empresas como está sendo cogitado. Não podemos concordar que haja redução do imposto e, ao mesmo tempo, elevação das passagens – enfatizou o vereador.