Com o auditório da Câmara Municipal de Vitória da Conquista superlotado de lideranças comunitárias e convidados, o vereador Coriolano Morais, o Cori, do PT, realizou uma plenária de prestação de contas no último dia 28 (sábado pela manhã). Ele destacou a importância da seriedade política e o papel do parlamentar de fiscalizar o executivo e buscar melhorias para o povo, e não ser apenas um gerente de fazer favores de interesse pessoal.

Prestigiaram o ato o presidente do PT da Bahia, Everaldo Anunciação, a diretoria regional do partido, o deputado federal Josias Gomes e o estadual Jean Fabrício Falcão, do PC do B. Os oradores falaram da atuação firme de Cori no município, não deixando de relatar a atual situação política e econômica em que vive o país. Os representantes do PT voltaram a defender a campanha do “Lula Livre” e a candidatura do ex-presidente à presidência da República, mesmo estando preso em Curitiba.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Na sua prestação de contas, Cori reafirmou a sua luta prioritária pelos  direitos da população. Citou que ao longo dos anos do seu mandato apresentou 43 projetos-de-lei, 30 emendas parlamentares, 98 requerimentos, 428 indicações e 48 audiências públicas que beneficiaram milhares de pessoas nas zonas urbana e rural.

As ações contemplaram setores da educação, da saúde, do campo, do transporte e funcionários públicos. Na educação, por exemplo, realizou articulações de emendas para ampliação, reforma e construção de escolas e creches, bem como, criou projetos para valorização dos professores, monitores e merendeiras.

Na saúde, apresentou emendas para construção de postos médicos em Dantilândia, Francisco das Chagas, Vila América e Nossa Senhora Aparecida e projetos voltados para a saúde da criança. No setor do transporte público, Cori fez denúncias sobre a situação precária das empresas de ônibus da cidade, defendendo o direito dos trabalhadores, inclusive com ação junto ao Ministério Público para instalação de inquérito civil público para apuração de irregularidades na contratação  e concessão do transporte público coletivo.

Outro item de destaque do seu trabalho na área cultural foi a indicação de projetos de incentivo à leitura, emendas para construção de quadras poliesportivas e aquisição de equipamentos de lazer para praças e espaços públicos em localidades como Inhobim, Jardim Guanabara e Nossa Senhora Aparecida.

Sua atuação também se direcionou para a zona rural com articulações de emendas destinadas ao convívio com a seca através da construção de poços artesianos, cascalhamento de vias, incentivo à agricultura familiar e fortalecimento da educação no campo.

DEPUTADO FABRÍCIO

Um dedicado ao incentivo da cultura, do esporte e do lazer no município e região, o deputado estadual Fabrício Falcão fez questão de prestigiar a plenária de prestação de contas do vereador Cori, também apresentando suas ações durante seus mandatos, como apoio na publicação de livros (“Uma Conquista Cassada”, do jornalista e escritor Jeremias Macário), CDs de artistas locais da música e outros trabalhos nessa área.

No campo do esporte e lazer, o deputado Fabrício sempre se preocupou em  apoiar e a investir, através de emendas parlamentares, no desenvolvimento de ações dessa natureza em bairros mais pobres de Conquista com formação de núcleos no Guarani, Ibirapuera, Urbis II, Jardim Valéria e Patagônia. Apoiou diversos campeonatos de futebol, maratonas e caravanas de lazer, sem contar a apresentação de projetos de escolinhas esportivas.