Na sessão ordinária desta quarta-feira, 16, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o jornalista Jeremias Macário usou a tribuna livre para falar sobre o seu projeto “Sarau Cultural – A Estrada” que já é realizado há oito anos em Conquista. Na oportunidade, o jornalista clamou também por mais incentivo à cultura e educação por parte do governo municipal.

Ele conta que no Sarau são realizadas apresentações de literatura e principalmente de música, e são discutidos também temas importantes para a sociedade. “Já tivemos como tema o Movimento Revolucionário de 68, o cordel, o desenvolvimento do Nordeste, entre outros”, citou. Ele conta que neste ano, no mês de julho, o evento terá como tema a Educação. “Estamos planejando levar professores e estudantes para que eles deem seus testemunhos sobre a situação da educação”, disse.

Jeremias afirmou que o Sarau nunca contou com apoio de nenhum órgão público e atua de forma colaborativa.  Ele aproveitou o seu momento da tribuna para reivindicar mais apoio a cultura. “Em Conquista nunca tivemos uma política de cultura que contemplasse todas as linguagens artísticas. Apenas a música é lembrada, e somente nos eventos calendarizados como São João e Natal da Cidade”, lamentou.

CD Musical e Literário do Sarau – Mano di Sousa, músico e também organizador do Sarau, falou do projeto que visa transformar as apresentações do evento em um CD musical. Ele pediu também, apoio da Câmara para uma política cultural mais evidenciada. “Precisamos muito desse apoio, para que possamos ampliar socialmente o evento e oferecer mais conhecimento aos jovens”, disse. O músico pediu apoio também na divulgação dos cantores conquistenses nas rádios da cidade. “É de suma importância abrir esses espaços. É preciso mostrar o que é produzido localmente”, pontuou. (Ascom/CMVC)