O Brasil é mesmo um país arrasado, e não é só na questão política, moral e ética.  Pelo décimo ano consecutivo, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo.

Que título vergonhoso que fere de morte milhares de brasileiros! Nada de providências para sair desta triste lista! Para disfarçar o descaramento, o pessoal da bancada ruralista agora está sugerindo que os agrotóxicos passem a ser chamados de “defensivos fitossanitários”. Coisa bonitinha de se ver!

A estimativa é que cada brasileiro consome, por ano, 7,3 litros de agrotóxicos. É uma bomba ambulante, mas os especialistas da medicina só sabem condenar o cigarro como o maior algoz provocador de câncer. Para a Associação Brasileira de Saúde Pública, 27% das pequenas propriedades rurais, responsáveis pelo fornecimento de 70% da comida, usam agrotóxicos.

Das grandes propriedades com mais de 100 hectares, ocupadas com sistemas de monocultura voltada à exportação, 80% utilizam veneno em seus processos. A lei brasileira permite limite cinco vezes superior ao máximo que é recomendado na água potável da Europa. As culturas mais atingidas são o feijão e a soja. O país tem cerca de 500 agrotóxicos de uso permitido e desses, 30% são proibidos na União Europeia.

DÍVIDA PÚBLICA

Definitivamente, não temos quase nada a nos orgulhar. Vejam alguns dados negativos que nos deixam frustrados. Na dívida pública em relação ao PIB, o Chile tem índice de 24%, México 48,3%, Argentina 54,6% e Brasil 75,4%. No desemprego, México 3,5%, Chile 6,7%, Argentina 8,5% e o Brasil, 12,7%. No ranking dos melhores países para se fazer negócios do Banco Mundial, México está 49ª posição, Chile 55ª, Argentina 117ª e o Brasil 125ª.

De acordo com pesquisas de organismos internacionais, temos a pior relação do mundo entre impostos cobrados e retorno à sociedade. Basta ver nossa educação, saúde e segurança que não são referência nenhuma. Não é por falta de recursos, mas sim por qualidade do gasto. Na segurança, por exemplo, de 2002 a 2015 as despesas na área cresceram 69% contra aumento de 49% do PIB. Gastamos mais do que países desenvolvidos, como a França e Estados Unidos.

Os gastos com salários e aposentadorias consomem os recursos que deveriam ser investidos em tecnologia. Temos uma polícia que só consegue desvendar 8% dos assassinatos, contra 64% nos Estados Unidos, 81% na Inglaterra e 96% na Alemanha. Assim, somos os mais perigosos do mundo.

AÇÃO LETAL DE ISRAEL

Eles agem como criminosos, com práticas nazistas, e o mundo a tudo assiste de braços cruzados. A inoperante ONU só sabe condenar e denunciar as ações terroristas de Estado. Estou me referindo aos israelenses que desde 1948 do século passado só fazem encurralar os palestinos numa faixa estreita cercada de muros por todos os lados.

Nos últimos dias, as tropas de Israel mataram 60 palestinos e deixaram mais de dois mil feridos. Isto só porque os palestinos decidiram se manifestar contra a instalação da Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, uma atitude do neonazista Trump. Em um mês e meio, 104 palestinos morreram.

Para os norte-americanos, a culpa de tudo é a organização Hamas que controla Gaza há dez anos. A ONU considera desproporcional a reação das forças de Israel. Será mesmo que eles têm de usar a força letal para conter uma multidão? Só isto já é crime contra a humanidade. Jerusalém é também considerada sagrada pelos muçulmanos. Instalar ali uma embaixada foi uma provocação. Quem são os mais intolerantes?