“CABEÇA DE PORCO”

Toda cidade sempre tem o seu ponto mais feio, uma espécie de “cabeça de porco”, ou o lugar que não progride e ai se diz que ali foi enterrada a cabeça de um jumento. Em Vitória da Conquista, esse ponto mais feio, sujo, congestionado, poluído (visual e sonora), irritante e desconfortável é o Terminal da Lauro de Freitas.

Por falta de espaço, para uma cidade de mais de 300 mil habitantes, o local não suporta mais ônibus, nem tantos veículos transitando pela área apertada e sufocante. Fazer reforma ali ou qualquer coisa como revitalização é jogar dinheiro fora. Diante da situação, os usuários são os mais prejudicados, embora comerciantes defendam o Terminal, mesmo com suas casas cheias de fuligem e tanto barulho.

Conquista carece de outro Terminal de ônibus mais amplo e confortável. O da Lauro de Freitas deveria ser urbanizado e bem iluminado com calçadões, chafariz, quiosques, lojas e até bares culturais do tipo botecos de comidas típicas. Os lojistas e toda cidade ganhariam bem mais com a renovação, atraindo mais moradores e visitantes.

SOCIEDADE EXCLUDENTE

Existe no Brasil a cultura política do mais fácil e do mais simples quando na sociedade surge um problema rural ou urbano para ser resolvido. Os agentes procuram logo simplificar a questão, quase sempre pela via da exclusão e da expulsão das pessoas de um determinado local, para não dar muito trabalho. O capitalismo é assim, excludente, individualista e egoísta.

É o caso dos hippies-artesãos da Praça 9 de Novembro, em Vitória da Conquista, onde a Promotoria Pública e a Prefeitura Municipal defendem a simples expulsão deles para uma área bem isolada e longe. Se está havendo perturbação, por que não disciplinar, impor regras, fiscalizar para que só fiquem aqueles que não bagunçam e estão só interessados em vender suas peças artesanais?

Não, o negócio é expulsar todos do local, sem tentar ordenamento através de um cadastramento com uma pessoa responsável em controlar qualquer situação adversa. Por que consumidores, artesão e lojistas não podem conviver juntos, com disciplina e respeito? Por natureza, a nossa sociedade é excludente e facínora onde cada um só pensa em si. Daí haver tanta violência!

IMOBILIDADE URBANA

O setor que comanda o trânsito em Vitória da Conquista vem fazendo intervenções desnecessárias e contraditórias para mostrar serviço. Agora mesmo, ao invés de ampliar o número de vagas para veículos no centro da cidade, está reduzindo através do estacionamento em fila, com o argumento de fluidez no trânsito. Pelo contrário, tudo indica que vai piorar, sem contar que os motoristas mal educados de sempre vão parar em fila dupla e ligar o sinal de alerta como justificativa. Isso já está acontecendo nos primeiros dias da medida de imobilidade urbana. Continuo dizendo que Conquista precisa de grandes projetos do tamanho da cidade.

NO ASSALTO DOS PEDÁGIOS

Talvez não exista no planeta terra uma nação onde o cidadão é tão explorado e enganado como no Brasil! Aqui, os direitos das pessoas são roubados todos os dias e quase não existe reparação. Os que são eleitos para representá-las, simplesmente somem ou estão defendendo seus interesses.

É o caso da Via Bahia na BR-116 com seus pedágios caros e obras inacabadas, como a duplicação no trecho entre o rio Paraguaçu e Feira de Santana que está incompleta há mais de dois anos. Os políticos e os governantes nada falam, nada cobram para que os contratos sejam cumpridos. Várias partes da estrada entre Feira e Cândido Sales, na divisa com Minas Gerais, estão com o asfalto estragado.

O mais absurdo e revoltante é que o usuário-cidadão é assaltado pelos pedágios privados e pelo Estado que cobra todo ano um alto custo de IPVA para emplacar seu carro. Quando não faz, seu bem é multado e preso. É muita humilhação! É a nação mais conformada do planeta. Aqui, a palavra indignação foi há muito tempo banida do dicionário.

NÃO DÁ PARA ENTENDER!

Os caras lá de cima não têm limites para tramar contra a República, mesmo em pleno calor das investigações da força tarefa da Lava Jato, das prisões e das delações contra políticos e ministros! Não dá para entender como eles continuam dia e noite, incansáveis, correndo atrás de mais propinas e agindo para obstruir a Justiça. As últimas revelações mais parecem coisa de complô, armação e conspiração da oposição, principalmente do PT, para tirar Lula do cenário das acusações e condenações. Coisas esquisitas e estranhas rondam o reino de Bacu com suas histórias hilárias e horripilantes. Tem muitas pedras soltas e misteriosas neste tabuleiro maligno!

TORTURA ELEITORAL

Mesmo com o país mergulhado no caos político, sem credibilidade aqui e lá fora no exterior, todas as terças e quintas-feiras à noite lá vem os caras com a tortura eleitoral falando de democracia, empoderamento da mulher, justiça social, direitos e que eles políticos estão trabalhando para um Brasil melhor. São verdadeiros caras-de-pau! Dá um tempo! Será que a Justiça Eleitoral não poderia suspender essa tortura, pelo menos enquanto a crise perdurar? É partido saindo pelo ladrão! É abusar muito da nossa paciência! Será que somos tão otários assim para nos encher de palavrórios imundos?

VAMOS ALUGAR O BRASIL

Como dizia o poeta, compositor e cantor baiano Raul Seixas, “a solução é alugar o Brasil”. Pois é, o governo entreguista do mordomo de Drácula está vendendo os aeroportos, sem contar a Petrobrás que está torrando seus ativos. Agora, existe um projeto-de-lei que incentiva o aporte de recursos estrangeiros de até 100% em empresas aéreas. O governo diz que tem apoio da população. Que população, cara pálido! Por sua vez, o Ministério do Turismo está criando o tal visto eletrônico para a entrada de norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos em 48 horas, enquanto o brasileiro pena e se humilha em filas para entrar nos Estados Unidos e, muitas vezes, é negado o documento. Somos mesmos uma colônia que não toma vergonha na cara.

INVESTIDOR PILANTRA

Para fazer uma média política, estão criando uma espécie de investidor-anjo dos microempresários onde o cara não aparece, mas se torna acionista com direito a dividendos e ainda não é obrigado a se responsabilizar por passivo trabalhista e tributário em caso de falência. É uma boa para o investidor pilantra se infiltrar e transformar a microempresa em máquina de lavagem de dinheiro roubado e de propinas provenientes de atos de corrupção. É cada vez mais aparecendo brechas para as safadezas.

É TUDO FAZ DE CONTA

Como na educação, no Brasil é tudo faz de conta que o professor ensina e o aluno aprende.  O governo prometeu e ficou no prometeu fazer a inclusão escolar das crianças com necessidades especiais. Acontece que até hoje poucas escolas têm condições regulares com professores aptos a receber crianças desse tipo. As mães passam vexame e se decepcionam quando percebem que a realidade é outra totalmente diferente. Olha o caso das promessas de terapias e estimulação precoce aos bebês nascidos com microcefalia! Anunciaram, no início de 2016, a capacitação de 75 mil pessoas. Hoje, um em cada três crianças não tive acesso à terapia. No ano passado, 2.347 tiveram má formação confirmada. Em 2017, dos 156 nascidos com microcefalia entre janeiro a 15 de março, apenas 32% tiveram acesso às terapias. É o Brasil das mutilações físicas, espirituais e psicológicas.

BANDO DE CAFAJESTES

Como afago aos prefeitos para que, com seus deputados, apõem as reformas trabalhista e previdenciária, o Temer está praticamente perdoando a dívida de 75 bilhões de reais para com o INSS, contraída por pouco mais de quatro mil municípios brasileiros. O bando de cafajestes do governo federal também se juntou com os empresários e os grandes devedores para atochar os trabalhadores e aposentados para que paguem com sacrifício o rombo que eles deram e ainda estão dando aos cofres públicos através de sonegações. Onde está o déficit da previdência? Muitos prefeitos e governantes embolsaram e desviaram o dinheiro.