É o samba do crioulo doido! O Brasil é um país indecifrável, enigmático e onde acontecem as coisas mais absurdas e hilárias do mundo. Não dá mesmo para entender uma tourada tipo tupiniquim em pleno sertão, em Planalto, no sudoeste baiano. Num distrito do município montaram uma arquibancada feita à facão que veio à baixo e um cercado rústico para tourear o boi.

Um repórter de uma emissora de televisão de Vitória da Conquista foi lá registrar o fato do desabamento do “monstrengo” e trouxe em sua capanga, como sempre tem ocorrido, uma informação incompleta, pela metade, sem falar com o organizador irresponsável da maluca tourada. Apenas deu uma nota xoxa da Prefeitura em que o executivo diz que qualquer evento tem que ter a autorização do poder público.

Ora, meus amigos, num município pequeno, você acha que o prefeito já não estava sabendo da armação? Isso está cheirando coisa de chefe comunitário do povoado com consentimento de algum vereador para agradar e entreter os moradores da localidade. O prefeito teria que ter vetado a iniciativa, para evitar uma tragédia maior.

Nessa hora todos se escondem, e a mídia, infelizmente, deixa de fazer seu papel de investigar. O fato bem apurado rende uma boa matéria de repercussão, desde que se explore os diversos ângulos. Gostaria de saber, por exemplo, quem foi mesmo o toureiro herói! Cabia uma entrevista com o rapaz. O negócio é não ter muito trabalho.

A notícia, como tantas outras que temos recebido, tem deixado vários buracos e indagações. Imaginava que com o avanço tecnológico a imprensa nossa fosse evoluir! Entre a tourada e a cobertura jornalística, duas trapalhadas dignas de comentário e muitas interpretações.

Com o combate às touradas na Espanha e as polêmicas criadas aqui no Brasil sobre a realização das vaquejadas ( O Supremo Tribunal Superior proibiu a atividade no Ceará), visando proteger animais de maltratos, nunca pensava que houvesse touradas clandestinas dentro do mato, no meio rural. Para mim foi uma grande surpresa. Só vendo mesmo para crer!

No fim todos foram salvos e tudo não passou de uma mera brincadeirinha. O boi ficou assustado e estressado, os organizadores da arapuca impunes, a Prefeitura Municipal nada sabia, os ambientalistas e os protetores dos animais nada falaram e a mídia deu sua noticiazinha medíocre. Foi uma piada, digna de uma grande crônica ou uma charge bem humorada. Assim é o Brasil!