Há um mês (dia 18 de setembro) enviei um documento importante para  Juazeiro, só que ainda não chegou ao destinatário. Em contato por telefone, a pessoa que estava à espera do material procurou a empresa, mas ninguém soube informar o paradeiro da correspondência. Para complicar mais ainda, terminei perdendo o recibo entre outros papéis, mas se o tivesse em mãos, também não mudaria a situação.

Um funcionário, em Juazeiro, apenas disse que nada podia fazer porque a postagem tinha sido simples, o que significa que a empresa, além de bagunçada é excludente. A impressão que passa é que as correspondências simples são jogadas no lixo e só dão seguimento aos envelopes registrados e via sedex, e olhe lá! Nos correios de Vitória da Conquista a atendente me informou no dia 18 de setembro que o tempo de duração para chegar ao destino seria de oito dias.

Estive ontem (dia 13/10) na sede dos Correios de Conquista e me informaram a mesma coisa de que não tinha como rastrear o envio do documento por ter sido feito no modelo simples. Então, nesse caso, o consumidor está sendo enganado e lesado quando a ele é oferecida a opção de pagar por uma postagem simples. Não seria mais honesto cortar este serviço do que oferecê-lo?

Os Correios hoje são a cara do Brasil, sem rumo, sem organização e sem responsabilidade porque não tem outra concorrência no setor. É outra estatal caiando aos pedaços, cujas diretorias são indicadas por partidos políticos do governo federal, sem levar em conta a competência e o conhecimento técnico. Mérito neste país é coisa sem valor.

Aliás, foi lá de dentro que nasceu o mensalão quando um chefe foi flagrado recebendo propina no início do primeiro mandato de Lula. No ano passado a empresa foi utilizada como comitê político do PT para fazer campanha para Dilma. É estarrecedor como um funcionário desdenha do usuário em tom de menosprezo porque ele optou pela postagem simples, como estivesse confirmando que isso acontece sempre, e é normal.

É por isso que temos um dos piores serviços do mundo em termos de qualidade e competitividade. Nossa imagem lá fora é cada vez mais enxovalhada como país não confiável. Não é a primeira vez que tive uma correspondência extraviada e ninguém soube informar nada lá dentro.

Quem está do outro lado da linha para receber o material, por um motivo ou outro, termina duvidando da sua palavra de que postou a encomenda. Ai a pessoa é levada ao desgaste moral e psicológico, sem contar os prejuízos de andamento de um processo como está sendo neste caso particular.

A esta altura deve ter gente aí recomendando recorrer à justiça e aos órgãos de defesa do consumidor. Tudo bem, só que lá também você se depara com a lentidão e o jogo de empurra-empurra para solucionar seu problema, isto quando dão. Como não disponho do recibo, aí é que a coisa fica por isso mesmo. Apelar pra quem?

Como se orgulhar de viver num país assim onde você paga impostos, altas taxas pelos “serviços” e não é respeitado no seu direito de ser bem servido? Onde as empresas estatais são simplesmente utilizadas como cabide de empregos por gente que não leva a sério o trabalho? Esse tipo de coisa só acontece aqui no Brasil. Não dá para suportar tanta afronta, sem não se indignar, sem não se revoltar!