Dário Teixeira Cotrim

Academia Montesclarense de Letras

Na historiografia dos municípios baianos localizamos várias monografias que foram publicadas na tradição das “corografias”, assim como eram utilizados no curso dos séculos XVIII e XIX, pelos estudiosos da época. Foi assim, também, que o acadêmico Tranquilino Leovigildo Torres escreveu e publicou o livro O Município da Vitória (Vitória da Conquista). Esta magistral obra histórica foi, inicialmente, publicada na Revista Trimensal do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, agora reeditado pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

O livro O Município da Vitória tem apresentação do eminente escritor Ruy Araújo Hermann Medeiros e introdução de ilustre Humberto José Fonseca. O autor da obra, Tranquilino Leovigildo Tores, era natural do município de Santo Antônio da Barra (hoje cidade de Condeúba – Bahia). Entretanto, este não é o único trabalho do autor, ele escreveu as monografias sobre os municípios de Condeúba, Poções e Mucugê, entre outros trabalhos literários. Os organizadores da reedição deste livro afirmam que “a importância da obra de Tranquilino Torres para a História da região polarizada por Vitória da Conquista é indiscutível”. Aliás, toda e qualquer obra de Tranquilino Torres tem uma importância impar para a preservação da história dos municípios brasileiros.

Na introdução da obra, elaborada por Humberto José Fonseca, foi anotado que “o texto da corografia de Tranquilino Torres […] é dividido em duas partes que se completam. Na primeira ele descreve aspectos geográficos da região, como limites, serras, morros etc. Descreve também aspectos relacionados às riquezas minerais, à fauna e à flora. A segunda parte é dedicada à História propriamente dita, que como lembra Ruy Medeiros, embora destituído de espírito crítico, é bastante informativo”.

Como foi dito no paragrafo anterior, Tranquilino era natural da cidade de Condeúba, filho do padre Belarmino Silvestre Torres e de dona Umbelina Emília dos Santos. Nasceu no dia 30 de agosto de 1859 e faleceu em 22 de maio de 1896. Casou-se com dona Maria da Purificação Coutinho França, com quem teve vários filhos. Ele é considerado o fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

È importante salientar que traça o autor neste livro a história mais antiga e a mais completa sobre a cidade de Vitória da Conquista. Na verdade, tinha ele o conhecimento das informações e dos fatos históricos, haja vista que era dito e falado, reconhecidamente, um rato de biblioteca e dos arquivos históricos da cidade de Salvador. Foi por esse sinuoso caminho que lhe surgiu a brilhante ideia de se criar o Instituto Geográfico Histórico da Bahia. Portanto, é digno este encômio sobre a obra e a vida de Tranquilino Leovigildo Torres, um servidor anônimo das velhas tradições e dos costumes do povo sertanejo. Como dizia o mestre Euclides da Cunha: “O sertanejo é antes de tudo um forte!”