janeiro 2015
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


DE LENÇÓIS AO TOPO DO PAI INÁCIO

LENÇÓIS LAPA DOCE 025

Centro de Lençóis com seus lampiões

Divino passear, apreciar e refletir em pleno coração da Chapada Diamantina. Vale a pena se desligar por completo desse mundo nosso de cada dia cheio de problemas, de guerras, de tantas competições, de maldades, de ódio e de indiferenças, nem que seja por alguns dias. Penetrar no verde da natureza, no azul e no escuro das águas é alimentar a alma e recarregar as energias para enfrentar a dura jornada da realidade.

Fizemos este maravilhoso caminho, cansativo para o corpo, mas de alívio para a mente a partir da famosa Lençóis dos garimpeiros, dos jagunços e dos coronéis, como o mais poderoso Horácio de Matos do início do século XX. A Pousada Aguiar foi o nosso ponto de apoio para outros belos roteiros de trilhas, grutas, cachoeiras, águas e pedras. Dona Rute nos atendeu cordialmente em sua pousada e nos passou muitas dicas e orientações.

Gruta da Lapa Doce, em Iraquara

LENÇÓIS LAPA DOCE 058

 

Nossa primeira visita foi à Gruta da Lapa Doce, em Iraquara, onde qualquer um fica encantado com as imagens de animais, objetos e seres humanos, formadas pelos pingos d´água que caem lentamente do seu teto. As estalactites criam candelabros e lustres suspensos que a engenharia humana não tem o poder de imitá-los.

LENÇÓIS LAPA DOCE 063

Há 750 milhões de anos ali tudo era mar que se separou para formar os continentes africano e americano. Um chapéu, um buda, um presépio, um toco de coqueiro ou um jacaré são obras perfeitas esculpidas pela misteriosa natureza desrespeitada todo tempo pela estupidez humana.

A Pratinha, ainda em Iraquara, é um refresco e um relax para quem chega cansado do subir e descer das caminhadas entre o chão de muitas pedras. No retorno pela BR-242, o turista pode optar por conhecer e tomar um banho no rio Mucugêzinho ou mergulhar no Poço do Diabo (Palmeiras). Bem em sua frente fica a Garganta do Diabo. É só focar a lente de sua máquina e dela extrair uma bela paisagem.

LENÇÓIS LAPA DOCE 069

Com muito esforço e determinação chegamos ao topo do Morro do Pai Inácio, também no município de Palmeiras. De lá de cima se tem uma vista indescritível. Para quem tem medo de altura, como eu, é um desafio e tanto. O mais incrível é que pessoas sobem arrastando crianças que ficam fascinadas. É uma mistura de coragem com irresponsabilidade levar um recém-nascido àquela altura. Não existe proteção e é uma grande risco. Toda atenção é pouca.

Vista do alto do Morro do Pai Inácio

LENÇÓIS LAPA DOCE 122

Para brindar nossa escalda, enquanto damos uma trégua aos músculos e respiramos um ar puro, nosso guia Renan ainda conta a história do Pai Inácio e seu suposto amor com a sinhazinha do coronel, encenando um pequeno teatro, caindo de uma pedra e saindo entre as locas na outra ponta do Morro.

LENÇÓIS LAPA DOCE 150

Confesso que de tudo só não gostei das taxas e dos preços cobrados nas bebidas e nos alimentos. Alguns locais, como o Morro do Pai Inácio, onde não existem serviços de manutenção, não justificam a cobrança de taxas. Além do mais, final de dezembro, início de janeiro e no carnaval, o atendimento deixa muito a desejar.

Mesmo assim, vamos continuar nossa viagem (eu e Vandilza) falando mais de Lençóis, do Vale do Capão, do Riachinho, do Serrano, do Salão das Areias Coloridas, da Cachoeirinha, do Maribus, do Roncador, Poço Azul e do Igatu do Xique-Xique. Tudo na nossa querida Chapada.

LENÇÓIS LAPA DOCE 159

O Mucugêzinho é um relax para o corpo e à mente. São as belezas da Chapada Diamantina

1 resposta para “DE LENÇÓIS AO TOPO DO PAI INÁCIO”

  • Ruth says:

    Olá Jeremias,

    Que reportagem brilhante, adorei tudo. Fico feliz que vocês gostaram da nossa encantadora CHAPADA DIAMANTINA.
    Volte sempre, teremos mais lugares para visitar.

    abraço,

    Ruth

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia