PRAÇA DO FORUM

Câmara e Praça 007 - Cópia

Não é somente a Praça Estevão Santos (Praça do Fórum) no centro de Vitória da Conquista que precisa ser revitalizada como vem reivindicando a regional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outras entidades como a Defensoria Pública onde estão instaladas naquelas imediações. Realmente, a situação é de abandono na popular Praça do Fórum. O local está servindo de abrigo para moradores de rua.

Dezenas de praças espalhadas em diversos bairros da cidade, como Alto Maron, Ibirapuera, Urbis VI e Guarani estão também a necessitar de cuidados de limpeza, ordenamento e reformas do poder público. O mal do Brasil é o pensar individual e elitizado onde cada categoria defende sua própria pátria. Se for analisar bem, em termos de urbanização, a impressão que se tem é que em Conquista só existe a Praça Tancredo Neves (antiga Praça das Borboletas).

MEMORIAL DA CÂMARA

Queremos menos requerimentos, indicações, moção de aplausos – o termo certo, e não moção de aplauso – homenagens, reivindicações territoriais de grupos e mais projetos de lei da parte dos nossos 21 vereadores eleitos de Vitória da Conquista, os quais beneficiem coletivamente a população. Não dá para entender como o legislativo da terceira maior cidade da Bahia (mais de 300 mil habitantes) ainda não tenha o seu Memorial para contar a sua história, a sua cultura e suas tradições. Não estou falando apenas de retratos de intendentes, prefeitos e vereadores, mas de um acervo cultural do município, ou o chamado Memorial da Câmara.

Entendo também que os nossos parlamentares precisam se aprofundar mais nas discussões e exigir que as decisões tomadas nas audiências especiais sejam postas em prática. Caso contrário, essas sessões se banalizam e o melhor é não organizá-las para não deixar a sociedade frustrada.

Câmara e Praça 004 - Cópia

Na última sexta-feira (dia 30 de maio), por exemplo, por iniciativa dos vereadores Ademir Abreu e Florisvaldo Bittencourt, foi realizada uma sessão mista para tratar do programa federal de habitação popular na zona rural. Foi identificado que a burocracia na legalização fundiária constitui maior entrave para o desenvolvimento do projeto. Algo de concreto tem que ser feito, como a criação de uma gerência específica na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura para cuidar da moradia no campo.

EVENTOS NO CENTRO

Pelo que me consta, o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima continua interditado pela Justiça, que exigiu reformas em suas instalações físicas como medidas de segurança. Parece que está havendo um relaxamento, ou desobediência civil da ordem, pois, vez por outra, são realizados ali eventos, inclusive no auditório (parte interna do prédio). Causou-me estranheza a mídia da capital anunciar uma atividade da 3ª Bienal da Bahia, iniciada neste final de maio, para o Centro de Cultura, em Conquista.

CAMPEÕES DO MUNDO EM SALVADOR

“Dentro de nossos corações, existe a paixão dos campeões”. Com esse slogan a Seleção da Espanha vem ao Brasil para conquistar o bicampeonato. Para sorte dos baianos, que assistirão a três campeões mundiais (Espanha, Alemanha e França), na primeira fase da competição, a “Fúria” fará seu jogo de estreia no dia 13 de junho, às 16 horas, sob o incentivo de mais de 5 mil “hinchas”, que vão colorir Salvador de vermelho e amarelo.

A partida será contra a Holanda, um replay da final da Copa de 2010, na África do Sul, vencida pelos espanhóis com um gol de Andrés Iniesta.

A comunidade espanhola – na sua quase totalidade galega – vai abrir os salões do novo Clube Espanhol, na orla marítima da Barra, para recepcionar os visitantes, com pratos típicos do país ibérico, como a paella e as tortillas, e saborear vinhos das regiões de La Rioja, Navarra e Castilla. É evidente que o acarajé e o abará não vão falta.

BOM COMPORTAMENTO

Quando o Governo Lula fez de tudo para que o Brasil sediasse a Copa do Mundo, inclusive se subordinando aos caprichos da Fifa, o povo não foi consultado se queria o evento e nem reclamou. Pois é, agora aparecem por aí uns colunistas sofistas apelando para que o brasileiro tenha um bom comportamento e não faça protestos. Ainda teve um que fez um paralelo com uma festa familiar onde os visitantes não podem perceber suas diferenças. É muita hipocrisia. É a eterna cultural de jogar a sujeira pra debaixo do tapete.

Qual filho não se rebelaria ao ver seus pais tirarem recursos do seu sustento para financiar festa de visitantes e ainda mandando e exigindo bom comportamento familiar? Só uma coisa é certa: as manifestações deveriam ter acontecido quando o país foi anunciado como sede, mas vem aquela história de sempre acreditarmos nas promessas políticas.

A LEI DA PALMADA!

Mais uma intromissão do estado sem moral na vida particular das pessoas. Nossos parlamentares estão mais preocupados com uma palmada do que com as reformas políticas, com a corrupção epidêmica, com o baixo nível de educação, com a falta de segurança e com a precária saúde. Levei muitas palmadas quando criança e não fiquei recalcado e traumatizado com isso, nem virei um marginal. Bem que os anarquistas Michael Bakunin e Pierre-Joseph Proudhon pregavam, lá no século XIX, que o estado é tirânico e limitador das liberdades individuais.

MAIS UM RECORDE

É isso aí gente, temos mais um recorde dos absurdos. O Brasil, de acordo com dados de 2012, registrou o maior número absoluto de assassinatos do mundo e a mais alta taxa de homicídios. No Mapa da Violência, conforme levantamento do Sistema de Informações do Ministério da Saúde, naquele ano, 56.337 pessoas foram mortas. Nossas taxas são até 100 vezes maiores que as do Japão.

Como apontou um sociólogo, toda essa guerra devastadora pode ser creditada ao modelo arcaico e obsoleto da Polícia Civil e Militar, sem falar no sistema penitenciário primitivista e medieval, mas tudo continua sem ser repensado. O Nordeste tem os piores índices. O mais estúpido em tudo isso é que as pessoas não se espantam mais com os crimes e as tragédias humanas.

RACHADOS

Os sindicatos cooptados no Governo Lula agora estão rachados entre quatro e cinco partidos de diferentes cores, embora todos aproveitadores, isto sem contar as centrais que estão com as burras cheias de dinheiro. Na onde pipocaram as dissidências e os descontentamentos, principalmente entre a população que fica no fogo cruzado desse Brasil faroeste. “Trabalhadores, uni-vos”! Não existe mais sindicalismo como antigamente. Leva sério!