VÁ ENTENDER!

Num dia o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, autor de “O Abuso de Poder do Estado”, manda soltar todos os acusados da operação “Lava-Jato” da polícia federal, no outro decide retorná-los à cadeia. Vá entender o humor dos poderes neste país! Explica-se que o motivo da libertação foi porque o ministro recebeu as informações adicionais dos processos do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal, no Paraná. Em plena era da informática e da tecnologia, eles (juízes) não conseguem se entender e se comunicar. Parece que estamos vivendo em outro planeta!

 Não é só o judiciário que nos deixa tonto. Veja o caso da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos! Vem um executivo do governo e diz que a aquisição foi um bom negócio e logo outro desdiz que foi mau. Nas primeiras entrevistas, o ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli afirma que a presidente Dilma deveria assumir a responsabilidade, agora argumenta que todos os conselheiros foram responsáveis. Como eles têm tanta habilidade de trocar de camisas em tão pouco tempo! Durma com um barulho desse!

MAIS COTAS RACIAIS

Como se não bastassem as cotas destinadas aos afrodescendentes para o ingresso nas universidades, o Senado acaba de aprovar projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos federais para pretos e pardos. Temos aí um atestado de que o ensino no Brasil é mesmo deficitário, e ainda tratam as pessoas negras como inferiores, incapazes de competir com os demais. Se for seguir o rigor científico, poucos neste país são brancos. Quem critica essa discriminação é logo taxado de elite burguesa. Todos têm que assinar embaixo, senão está ferrado com o patrulhamento. E viva e mediocridade! Não sou branco, sou pardo. Não dá pra engolir esse papo de resgate da dívida histórica! Que democracia é essa?

DILMA É “PAUTADA” PELOS JORNALISTAS

Dez jornalistas esportivos foram convidados pela presidente Dilma Rousseff para um jantar no Alvorada. Todos eles nomes qualificados da imprensa especializada, sendo barrados os “jabazeiros” (lembram dos radialistas que viajavam e frequentavam restaurantes com o dinheiro do Bahia?), hoje comentaristas de rádio e TV. No grupo, embelezando o ambiente, Renata Fan, da Band.

Durante quatro horas Dilma ouviu mais do que falou, recebendo “sugestões de pauta”, com a finalidade de dar outra estrutura ao futebol brasileiro. Um dos graves problemas do nosso mais popular esporte inseridos na pauta é o desemprego, que atinge, em nove meses do ano, milhares de atletas de mais de 400 clubes profissionais, porque os campeonatos estaduais só duram de janeiro a março. Vejam os exemplos de Vitória da Conquista e Serrano, que desmancharam os seus times em abril. Com mais méritos, o Conquista vai disputar o Brasileiro da série D, após o Mundial, enquanto o Serrano só volta em 2015.

EXAGERO NA SEGURANÇA

O sistema de segurança em Salvador, logo na primeira semana da Copa do Mundo, vai ter que ser reforçado, diante da presença de Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha e a mais importante autoridade governamental da Europa. Ela irá assistir, no dia 16 de junho, ao jogo de sua seleção contra Portugal. Provavelmente, deve estender sua viagem ao Nordeste, indo a Fortaleza e Recife, palcos das partidas dos germânicos, respectivamente, contra Gana e Estados Unidos.

Entusiasta dos esportes, a família real da Espanha deve enviar um dos seus membros, mais provável o príncipe Felipe, herdeiro do trono, à capital baiana, para assistir a estreia dos campeões do mundo, dia 13 de junho, contra a Holanda.

Nesse quesito segurança, duas notícias foram destaque esta semana em Brasília: a ordem, que deve partir da presidente Dilma, para a derrubada de aeronaves que insistam em sobrevoar os estádios durante os jogos, medida extrema somente usada contra narcotraficantes em regiões de fronteiras; e a divulgação de que 1.200 barrabravas (torcedores violentos) estão de mochilas prontas para atravessar a fronteira Argentina-Brasil.

PAULO COELHO “BATE” NO FENÔMENO

Depois de uma farra num motel com três travestis, Ronaldo, apelidado de “Fenômeno”, passou uns tempos no ostracismo. A criação de um comitê para assessorar a FIFA na organização da Copa do Mundo deu ao ex-jogador a oportunidade de retornar ao noticiário. Suas declarações – “uma copa não se faz com hospitais”, contestando os que pedem mais saúde para o povo –  transformaram Ronaldo num “saco de pancadas”. Esta semana, numa entrevista ao Le Journal Du Dimande, da França, o escritor Paulo Coelho o chamou de imbecil.